[13/03/2008] • 0 comentários

A pedido de pessoa amiga tive de responder, ainda que suamariamente, a uma dúvida de carácter religioso. De repente tentei responder. Primeiro oralmente, depois fazendo alguma pesquisa e percebendo a confusão. Tudo começou porque essa amiga tinha ouvido e lido que a Igreja, agora, para perdoar os pecados exigia que uma pessoa se confessasse 15 ou 20 dias antes ou depois de os ter cometido!!!

(Em italiano encontrei a entrevista inspiradora:

"Nicola Gori: -Non le sembra che le condizioni per ottenere l'indulgenza siano lievi?

Mons.Gianfranco Girotti: Se, insieme alle condizioni solitamente imposte - confessione sacramentale non oltre 15 o 20 giorni prima o dopo, comunione eucaristica e preghiera secondo le intenzioni del Pontefice - si pensa che per acquisire l'indulgenza viene richiesto un grado di purezza eminente e segni di ardente carità, il cui successo rimane difficile alla nostra fragilità, allora riterrei che quanto stabilito non sia proprio da minimizzare."

(O que deu esta bela tradução/interpretação na comunicação social quase geral (um exemplo) E A CONSEQUENTE DIFUSÃO UNIVERSAL POR TUDO OQUE É MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.)

"Nicola Gori - Não parece que as condições para ter indulgências sejam leves?

Gianfranco Girotti - Se juntamente às condições impostas - confissão sacramental, não mais do que há 15 dias antes ou depois da indulgência, comunhão eucarística e oração segundo as orações do pontífice – pensemos que para adquirir a indulgência também é pedido um grau de pureza e sinais de ardente caridade, coisas difíceis à nossa fragilidade, então diria que aquilo que está estabelecido não é de se minimizar."(Cfr. )

Ou seja (e já vi que a confusão está lançada nos meios de comunicação social, tentem fazer uma busca no google logo vêem...) a questão é sobre a suposta facilidade de conseguir uma indulgência pelos pecados, ao que o sr. monsenhor responde que possivelmemte não é facilidade se tivermos conciência do que é preciso:

-confissão sacramental (recente, ou seja entre 15 a 20 dias antes ou depois da proposta de indulgência). Claro que não poderia ser antes de ter cometido o pecado!!!!!!!!

-comunhão eucarística;

-oração segundo as orações do santo padre;

-e um grau de pureza e sinais de ardente caridade!!!

E, perguntam vocês, o que é uma indulgência?

-"entende-se por indulgência a "remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela acção da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos" (Cfr.)

Consegui explicar?

0 comentários:

Enviar um comentário