[06/03/2008] • 1 comentários

Na continuação da minha última posta e que, como devem ter reparado na etiqueta, contribui para o BCC, aqui vai mais uma dica.

Já imaginaram como seria o mundo se, no lugar de irmos nós à procura das novidades viessem as novidades ter connosco? Pois digo-vos que esse mundo já existe. Explico melhor: muitos de vocês, quando querem saber se este espaço tem algum artigo novo, abrem o browser, digitam o endereço e acedem directamente a este espaço. É o procedimento normal. Mas existe uma arrebitada possibilidade de receberem a ionformação de que há artigos novos sem aquela necessidade de abrir o respectivo sítio.

São os chamados feeds ou rss's. Geralmente são associados ao ícone que vêem aqui à esquerda e que poderá aparecer na barra de endereço do vosso browser (se for um bom browser, tipo Firefox). Para saberem mais sobre o conceito de feed, vejam aqui.

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.

Para receberem os feed's, é preciso um leitor de feed's. Nesse caso, podem começar a experimentar a usar o Google Reader ao qual podem aceder facilmente desde que tenham conta no Google. Acedendo a esse reader, basta clicar em "Adicionar inscrição" e digitar aí o endereço do sítio, por exemplo http://cenaculum.blogspot.com/. Nem todos os sítios têm essa possibilidade, mas apenas os que têm o sistema implementado.

Pessoalmente, uso o FeedReader que não depende do browser para trabalhar, ou seja, é um programa que instalo e onde faço as minhas inscrições. Tem a desvantagem de apenas ser acessível do meu pc. Se quiserem saber mais deste leitor, sigam esta ligação.

1 comentários:

Gema disse...

E ele a dar-lhe com o "arrebitado". Feeds é aquilo que os jornalistas recebem das agências noticiosas e que lhes poupa muito trabalhinho e, especialmente, as solas dos sapatos.

Enviar um comentário