[30/04/2008] • 11 comentários

Vou usar este espaço para pedir formação.
Agora que estou num país onde as pessoas são maioritariamente protestantes, acabo por ser alvo de perguntas muito concretas em relação a vários aspectos do catolicismo.
A confissão e o celibato dos padres são duas questões muito frequentes. E porque não acredito/concordo - e talvez mesmo porque não sei assim tanto quanto isso -, acabo por correr o risco de dar respostas muito simplistas.
Assim, aproveitando a formação teológica dos que por aqui passam, pedia para me explicarem com maior profundidade os fundamentos dos mesmos.
Obrigada!!

[quarta-feira, abril 30, 2008] • 0 comentários

Como boa "emigrante", também eu tenho duas casas e duas mesas de cabeceira. Bem...a de Lisboa é uma mesinha de cabeceira e a de Leiria é uma coisa grande que eu mandei fazer, mas que está ao lado cama e serve para arrumar coisas, por isso também deve estar registada na categoria de mesa-de-cabeceira.
Em Lisboa é a primeira vez que tenho tal coisa e, por isso, há muito que perdi o hábito de coleccionar pertences em cima dela. A minha mesinha tem muito pouca personalidade, a verdade é essa. Como está junto à janela, o elemento constante é o pó, uma bela camada que me envergonha e que todos os dias ao deitar me faz pensar "é amanhã que dou uma limpadela a isto!". Depois tenho um candeeiro (que não gosto, mas já lá estava quando me mudei), um caderno onde aponto tudo o que possa ser útil (está lá por causa dos exercícios para evitar as varizes que devia fazer todas as noites ao deitar...maldita idade adulta!), um livro, sempre só um! Neste momento é "O Jogador", de Dostoievski. Isso de ter vários livros à cabeceira ao mesmo tempo nunca deu bom resultado comigo, acabo por não ler nenhum. E depois as coisas tótós que se acumulam sem sabermos explicar o que lá estão a fazer: tenho um relógio que não funciona, um telemóvel desligado (que só uso para jogar snake em noites de insónias) e uma boneca pintada por uma amiga de infância. Ah e a embalagem da pílula, óbvio!
Em Leiria, muitas recordações que não consigo arrumar... um pinguim e um macaco em cima da aparelhagem e havia uma flor de papel, linda, que o meu cão comeu. Só me deu vontade de chorar quando a minha mãe, muito timidamente, me contou o sucedido. O comando da aparelhagem e do ar condicionado, um candeeiro (este já gosto!), uma moldura catita com uma foto das gémeas, uma foto das amigas de liceu na viagem de finalistas (também já devia ser mudada), o bilhete para o Rock in Rio, uma pregadeira em forma de flor, dois botões de um casaco, que nunca mais me dedico a coser e todo o tipo de tralha pontual.
Acho que as nossas mesas-de-cabeceira são todas da mesma família, a verdade é essa!

[quarta-feira, abril 30, 2008] • 2 comentários

Hum... apesar de viver na mesma casa e não ser itinerante como algumas pessoas que por aqui vão escrevendo :p também eu tenho 2 mesinhas de cabeceira!! É verdade! Cama de casal = 2 mesinhas de cabeceira!
O que por lá podem encontrar é tão banal quanto qualquer ser mortal fêmea! hehheeh
Sim, porque de um lado tenho o candeeiro, o rádio-despertador, que ligo todas as manhãs enquanto me arranjo e que me ajuda a começar bem o dia: rádio comerrrcial!! :p, os cremes fantásticos para depois do banhinho, alguns vernizes de várias cores e os meus indispensáveis relógios que adoro! Sim tenho vários... é uma panca confesso!
Do outro lado, ou seja na outra mesinha, tenho um castiçal, um candelabro e um sapo de peluche que me ofereceram, e uma moldura com uma foto com uns amigos espanhóis que tirámos na Hungria! Há meses que ando a pensar mudar a foto mas não tem calhado! :p
E agora perguntam: e as outras coisas de gaja? Tipo acessórios, outros cremes, perfumes... pois é! Para isso serve a cómoda com o mega espelho que tenho junto à janela! Como uma grande amiga minha diria: "sou mesmo muito pindérica" nessas coisas de beleza...
O livro... bem esse fica todos os dias na cama junto à almofada... é do irmão Roger: "Deus só pode amar"! Uma leitura interessante e muito positiva que nos impele a revelar todos dia o que temos de melhor! Uma das minhas últimas aquisições.. em Taizé claro! =)

[quarta-feira, abril 30, 2008] • 0 comentários

Mais uma pessoa com duas mesinhas de cabeceira! Uma em Leiria e outra em Lisboa.

LISBOA: É uma mesinha partilhada com a Laura. Estão duas sobrepostas porque a altura de uma é insuficiente para toda uma catrefada de coisas! Temos 2 candeeiros, ganchos, moedas, lenços de papel e livros. Eu tento ter dois no máximo. A minha irmã, para além do espaço da mesinha, põe os livros no chão, perto da cama dela, portanto, para verem, como a nossa mesinha é um mundo :)! Neste momento, para além do livro que arrasto todas as semanas de Lisboa para Leiria e vice-versa (que ofereci à minha irmã no aniversário do ano passado e que aproveitei o facto de ela não estar aqui para lho "roubar"), que se chama "A lua pode esperar", do Gonçalo Cadilhe, tenho "O Economista Disfarçado", que me foi emprestado por uma amiga cá de casa, mas já desisti dele porque resume tudo o que aprendi no curso de economia. Já me basta ter de ir ás aulas :).

LEIRIA: Relógio despertador, caixinhas com bugigangas, um pratinho que me foi oferecido em Taizé onde está um colar que comprei no Andanças, uma estatueta do Kruger Park (África do Sul), perfumes, porta-chaves, outra montanha de livros ainda por ler ou já lidos (já não me recordo), uma pulseira de pau preto de Moçambique....

Acho que é só**

[quarta-feira, abril 30, 2008] • 0 comentários

- livros: "Uma criança em perigo" de Torey Hayden . Ainda não comecei a ler... mas estou ansiosa. já li os dois da autora (A criança que não chorava e A criança que não queria falar) e gostei muito, muito!; "As pequenas memórias" de José Saramago que vou lendo; "Calvin & Hobbes - Que dias tão cheios" de Bill Watterson que também vou lendo; "Saber emagrecer - 12 passos para perder peso com saúde" de Isabel do Carmo que também vou mesmo só lendo!;); uma "Enciclopédia de Educação Infantil - Expressão musical - Expressão corporal e dramatização", onde vou fundamentar ideias "mais tolas" para as aulas...
Tenho ainda o carregador do tel que faz um barulho irritante todas as noites, uns folhetos da oriflame e um candeeiro daqueles de ler nos autocarros (que não funciona lá muito bem) e o interruptor de apaga a luz de cima (a do tecto):).

A minha cabeceira é grande!

[quarta-feira, abril 30, 2008] • 2 comentários

De momento encontro-me a mudar de quarto, já que finalmente o meu ultimo irmão também resolveu arranjar casa propria, e finalmente após 23 anos à espera, lá passei para o quarto maior da casa :) é a minha medida...

Num dos quartos, na mesinha de cabeceira tenho nada mais mada menos que uma National Geographic, um candeeiro (ou lá como se escreve),e um naprom...(coisas da mae..isso e a jarra azul que ela já começou a meter por lá...é sempre assim..ainda um gajo não saiu do quarto e já se estão a assambarcar...
No outro quarto..o grand..tenho um livro do Asterix...um livro do Harry dos potes...outra National Geographic...um candeeiro...pó...já que a minha mae diz que so o limpa quando eu me dignar a arrumar os dois quartos como deve de ser...ou seja, será limpo em Agosto..se bem que ela a semana passada cedeu :) ...um carregador de telemovel..um desertador desligado, que so ligo quando preciso de 6 ou 7 alarmes...normalmente so uso 4...e espaço para pousar dois telemoveis à noite...tenho também alguns papeis que tirei dos bolsos de tras das calças e uma carta que me foi oferecida em mão...ah...e um pacote de rebuçados...

[quarta-feira, abril 30, 2008] • 1 comentários

Então, então...?! Estão a esquecer-se das «outras viagens» que vos proponho: aquelas que se fazem sem sair muito de onde se está... Por exemplo: que livros povoam as mesinhas de cabeceira por aí? Até onde é que eles vos levam?
Hummm... não sei se é isto que deve fazer o «animador» deste espaço... mas sim, escrevam para aí o que bem entenderem, desde que escrevam! ;-)

[29/04/2008] • 9 comentários

de mochila às costas e com pouca roupa lá dentro.
alguém quer ir?

[terça-feira, abril 29, 2008] • 3 comentários

Isto de ser «animador» traz as suas responsabilidades… é verdade, voltei ao blog outra vez! Estive a ver o desafio da semana passada e, apesar de já ter mudado o tema, vou dizer-vos o que estou a pensar fazer lá para os fins de Julho: preparar a mochila para voltar aos Orientes. Desta vez uma volta mais pequenina, que já não há um mês inteiro de férias. O bilhete, em princípio, será de ida e volta Lisboa – Banguecoque – Lisboa. Vistos, apenas o do Myanmar, que o da Tailândia é só ter o passaporte no aeroporto. Depois, aventura: sul da Tailândia e entrar algures por lá no sul do Myanmar. Hotéis e viagens, são coisas demasiado programadas: o melhor é estar livre desses encargos!



Quanto à mesinha de cabeceira, sim, claro que tem um candeeiro! E um daqueles panos de limpar os óculos, que de manhã nunca sei porque é que não estou a ver bem…

[28/04/2008] • 4 comentários

Ah, Carla, desculpa não ter ido a tempo do teu desafio. Por enquanto não posso dizer muito, mas se tudo correr bem, espero passar um ano inteiro com Verão... Mas este primeiro Verão, em Portugal, vou passá-lo a trabalhar para a faculdade, a fazer projecto. No entanto, ainda espero ir pelo menos ao Andanças! Vamos?

Quanto à mesinha de cabeceira. Tenho três... Uma em Leiria, outra em Lisboa e outra em Bergen.
Neste momento esta é um longo estrado de madeira, perpendicular à minha cama - que pode ser rebatido e transformado numa nova cama.
Em cima dela está um Moleskine que a minha irmã me deu, onde vou colando bilhetes ou outros acontecimentos materializados. Ao lado, uma pequena planta castanha que encontrei na ilha de Skinn, que se assemelham a minúsculas pinhas unidas por um caule. Há um pequeno luxo: uma garrafa de chá verde que achei bonita e que me custou cerca de seis euros...
Mais longe, está um CD de uma banda que conheci num concerto aqui, os Pelbo. Voz, tuba e bateria.
Mais longe ainda, estão restos de cartão, de uma maquete de um edifício que estou a construir (um edifício demolido...) e penso que ainda um ou outro cabelo, da franja que tive que cortar entretanto.
Os livros: Livro do Desassossego e Growth of the Soil. A ler mesmo, só o primeiro, mas pouco a pouco. O último, de Knut Hamsun, escritor norueguês que ganhou o prémio nobel em 1920, está aí em infinitas páginas em inglês. Talvez tenha coragem. Ainda não.
Finalmente, tenho um pente - para quem pensava que não me penteio!

[segunda-feira, abril 28, 2008] • 1 comentários


Eu anda gostava de participar no desafio das férias.. posso? Sim? Boa!

Então onde eu gostava muito, amava mesmo perder-me, era em Paris!
Eu não sei como é, nunca lá estive. Mas pelo que vejo nos filmes e nas fotografias, imagino uma cidade cheia de vida, luzes, pessoas como deve ser uma grande metrópole, mas com espaços amplos onde soa uma música de acordeão que dá vontade de dançar no meio da rua... muito à filme... pois... e adorava ir á Eurodisney, claro!
Mas enquanto não me posso perder pela terra do Dartagnan, vou-me perdendo por cá... e quando chegar a altura logo se vê, mas um saltinho ao Andanças não era mal pensado não!

[segunda-feira, abril 28, 2008] • 2 comentários

Bem, eu vou dizer tudo o que tenho na minha mesinha de cabeceira!!! Tenho "buéda cenas"....
Tenho um radio despertador muito piqueno que só uso pra ver as horas no escuro, porque nunca consegui sintoniza-lo como deve ser e irrita-me acordar com o buzz.
Tenho um candeeiro :)
Tenho uma boneca decorativa que me foi dada por uma amiga por quem eu tenho um grande carinho.. a boneca foi feita por ela e é mais ou menos parecida comigo. Tem os cabelos pretos e ondulados um vestidinho azul com um chapéu a condizer e um cãozinho de companhia que parece a minha bolinhas (cadela/ovelha) lol... muito fofinha... mas depois está assim com um ar de narizinho orgulhoso... identifico-me com ela!!!
Tenho uma foto minha daquelas em que estou com um grande sorriso, para que todos os dias ao acordar não me esqueça de o por!
Tenho um caixinha cheia de brincos... e outra caixinha cheia de coisas pequeninas que eu vou guardando.. não servem pra nada, mas cada uma delas me faz recordar um momento qualquer! E a caixinha parece que nunca enche de facto, cabe sempre mais qualquer coisinha!
Depois tenho um anjinho muito fofo que toca violino e já perdeu uma asinha (coitadinho!), mas eu gosto muito dele (adoro anjinhos).
Por fim tenho aquela foto que me alivia um bocadinho da imensa saudade que sinto 24 horas por dia, 5 dias por semana. Eu e o meu anjo André.

[segunda-feira, abril 28, 2008] • 3 comentários

Passei por acaso... não sei se foi boa lembrança da Carlita passar-me a pasta da animação. Desde já prometo que não farei como o PA!

Estava a pensar no desafio a lançar para continuar este espaço de partilha... E fica uma proposta simples, mas quase de intimidade: «A minha mesinha de cabeceira».

Eu, por exemplo, tenho alguns livros para ir lendo quando me deito e ainda consigo ter os olhos abertos durante algum tempo. Gosto sempre de ir lendo um romance, e esse é o único tempo que dedico a esse tipo de literatura.

Actualmente, para variar, estou com um autor até agora apenas conhecido de nome (melhor, pseudónimo): Pepetela. Angolano - mete pelo meio umas palavras que vou tentando perceber o sentido (o que às horas a que leio nem sempre é fácil, que o cérebro trabalha mais lentamente...). O romance em questão é «O quase fim do mundo». Não vou contar, também ainda não acabei! Mas tudo se passa à volta de um grupo de sobreviventes de um misterioso desaparecimento de todos (ou quase todos...) os seres animais... Joga-se com os sentimentos, necessidades, relações, pensares, vontades de meia dúzia de pessoas que tem nas suas mãos o recomeçar da humanidade... Os narradores vão variando, e um mesmo acontecimento pode ser-nos oferecido com contornos bastante diversos: uma parábola da busca de uma verdade que possa passar além das verdades pessoais de cada um?

É claro que na mesinha de cabeceira está também o indispensável despertador. Um rádio despertador que me acompanha há anos. Já nem funciona muito bem de tanta pancada que tem levado. Mas mesmo assim, insiste em fazer barulho todas as manhãs...

[segunda-feira, abril 28, 2008] • 2 comentários

Olá olá!!!

Antes que o meu tempo de antena se esgote, quero apenas dizer que adorei a vossa participação esta semana e as vossas ideias de férias! Parece que alguns planos já começam a ganhar forma, não? =)

Mas como o que é bom (férias, evidentemente!) ainda está um tanto ou quanto distante espero que a próxima pessoa nos vá ocupando as mentes e o espírito com novas desafios e propostas... Contamos contigo, ainda que um pouco distante destas paragens ultimamente :p

(Rufos de tambor... mais um bocadinho... rufos novamente... e...)


O nosso animador da semana é....................... Zé Henrique!!!! =)

[segunda-feira, abril 28, 2008] • 0 comentários

E antes que a nova semana comece, quero deixar o meu contributo nesta =)


As minhas férias... Bom, assim que acabar os exames vou directamente para o acampamento do MCE! Este ano vai ser na Lousã, e dizem tão bem daquele lugar que tou cheia de curiosidade! Em relação a essa semana acho que pouco posso dizer em palavras, voçes já sabem do que falo não é verdade?
Já agora, quero aproveitar para vos convidar (ou melhor: obrigar!) a aparecer na Lousã na tarde dos pais - Domingo dia 3 de Agosto! Que me dizem?

O resto das férias ainda não estão bem definidas, mas este ano não devo sair aqui do nosso país...
Mas uma cidade que gostava de conhecer é sem dúvida Londres! (Quem sabe um dia...)


Boa semana a todos!*

[26/04/2008] • 5 comentários

Desejos para estas férias...sitios para estas férias...escolho os desafios e os improvisos...seria essa a minha cidade para estas féria que se aproximam...seria acabar os exames...sair directo para o acampamento que vai marcar o ano, por todas as alterações que vai trazer...ir para um outro acampamento, mais pessoal...e depois...mochila às costas, tenda na mochila e um mapa...Local...Norte, obrigatoriamente...as pessoas, as comezainas, as paisagens, e os desafios...seria essa a minha cidade...começava na estação de comboio de3 Monte real, onde eu entraria até algum sitio, e acabava até onde eu me aguentasse a pé...

um pequeno exemplo do objectivo visual...os outros sensoriais...espero vir um dia a saber...

[23/04/2008] • 5 comentários


Ora bem, eu sou o oposto. Nas férias quero ir para casa, quero leiria e a praia, quero lisboa e a comida da mãe, quero a família e as noites na praça, os amigos e ... essas coisas. Por isso o meu verão resume-se a Portugal e talvez uma semaninha no sul de espanhã. Talvez festivais mas como boa emigrante ainda não sei datas nem cartazes. ( o melhor dia será quando acabar os exames e tiver na mão o bilhete para Lisboa ).

Mas como o desafio fala de viagens vou falar das minhas ( e não são assim tão poucas ). Ando sempre a procura de um nova viagem, de algo diferente, mais de um mês no mesmo sítio e começo a dar em louca, tenho vício de viajar, de correr mundo, de conhecer e viver mais. O meu maior sonho é mesmo conhecer o mundo, desde o zimbabué ao chile, da china ao alaska. Lembram-se da música do Variações " só estou bem onde não estou? " - é dedicada a mim!
Começam por ser os fins de semana aqui e ali, isto de viver no centro da europa e estar rodeada de 4 países faz com que em 5 horas dê se chegue a Vienna, Berlin, Munique, Bratislava e também há muitas cidades aqui na checa para conhecer.... E são essas as minhas escapadelas de fim de semana durante o tempo de aulas. De todas essas cidades que visitei a que mais me fascinou foi Lyublyana - pequenina mas com movimento, pessoas líndissimas, parecido com a europa comunista mas já mais virada para a europa ocidental.
Planos planos... há um ida a new york em dezembro para ver a neve, os pais natais, as montras e toda a magia como mostram nos filmes.
A ideia do pão de forma fascina-me apesar de não saber se perderia o verão em portugal para conhecer a europa mas se o fizerem, ou se pensarem em interrails, contem com uma casa em Pilsen e uma visita guiada pela Republica checa.

[quarta-feira, abril 23, 2008] • 6 comentários




Pois é! Parece que vou voltar a terras africanas durante dois meses... Voluntariado! Aqui ficam apenas algumas fotos do ano passado... Espero rever o José (o miúdo que vos falei há uns tempos) e outros. Ainda tenho imensas saudades deles...

Desta vez, vou estar à frente do grupo de voluntários, o que não vai ser pêra doce! Ser eu a responsável por tudo, é a mim que vai recorrer quando houver embrulhada (mas também quando houver alegrias...)... Vou assumir uma grande responsabilidade e espero regressar bem para vos contar como foi!

Tal como muita gente, também tou ansiosa para que chegue o tempo de partir, que se avizinha daqui a 2 meses...

[quarta-feira, abril 23, 2008] • 2 comentários



Há quase dois anos que não tenho férias. Sim, dois anos, pk o desemprego não é férias! O máximo que vou conseguindo é um fim-de-semana grande aqui e outro ali, pedir um dia de folga, ou enganar o patrão dizendo que trabalho em casa (mentira, isto nunca fiz...bem... fiz, mas não foi bem assim). Este ano acho que estou para o mesmo e, por isso, já tratei de arranjar uns diazinhos fora daqui. Os bilhetes de avião já estão comprados e, em Junho, lá partirei quatro dias rumo a AMESTREDÃO! Muni-me de mais três amigas e uma desconhecida e tomámos a decisão de um dia para o outro. Acho que os melhores planos são estes: os pouco planeados!
Depois de voltar não sei o que me espera. Não sei se já estarei num projecto novo, se estarei à procura, se terei uma proposta milionária, ou se terei de deixar de comer (o que não é obrigatoriamente mau, dado o meu estado actual ;). A minha vida é assim: uma completa indefinição. Por isso, não posso planear férias muito elaboradas. Queria ir ao Sudoeste ver a maravilhosa Bjork, beber cerveja até cair para o lado e apanhar sol na cara até ficar com as bochechas vermelhas, mas não sei se vai acontecer. Não sei se há tempo e pior: não sei se há dinheiro. A vida de trabalhador independente (como nos obrigam a ser) é dura meus amigos, mas a ilusão das férias sempre nos dá algum alento! Venha o sol e o calor e só isso já me deixa bem feliz!

[22/04/2008] • 7 comentários



Tal como prometi ontem... cá estou eu com a minha proposta de férias! =)

Sei que a foto não é de grande qualidade e mesmo aqueles que já lá estiveram talvez nem reconheçam o sítio... É uma aldeiazinha perdida Sortelha, no concelho de Sabugal! Diz-vos alguma coisa? É isso mesmo! Estou a falar do Iberfolk!

Fui o ano passado e devo dizer que foi dos melhores festivais que fui! Porque? Porque além de se realizar num sítio lindo de morrer, onde tudo é calmo e cheio de magia, estamos a falar de um festival de música folk com cerca de 80/100 pessoas (no máximo)! É tudo acolhedor, as pessoas super simpáticas e o ambiente envolve-nos de tal maneira que só apetece para no tempo e "beber" tudo o que nos rodeia!

Eu vou de 5 a 7 de Setembro e tu? (Pelo menos espero ir... :p) Parece publicidade... e é! Mas vale a pena dar a conhecer algo tão característico e com raízes tão populares e tradicionais, imersas em pura cultura folk!

Parece-me um sítio para me perder durante um fds... =)

[21/04/2008] • 2 comentários


vão-me é encontrar de novo.

[segunda-feira, abril 21, 2008] • 3 comentários

Antes de mais obrigada pela passagem de testemunho Joaninha! Espero estar à altura.... até porque tenho sido uma péssima comentadora e "postadora" neste nosso espaço! :p

Não sei bem que desafio colocar-vos, mas há uma ideia que não me sai da cabeça nestes últimos tempos... talvez seja a imensa vontade que tenho que chegue o calor, o sol, a esplanada, enfim as férias... e acho que é esta semana vamos mesmo por aí!

Pois bem... se fosse uma cidade, que cidade seria? E porquê? Pode ser um local já visitado ou onde queiram muito ir... convém explicar os motivos e até podem colocar fotos! Era giro! Pode parecer um bocado rebuscada esta idea e até semelhante a algumas já aqui colocadas enquanto desafio, mas eis que surge o passo seguinte:

uma vez que tal como eu também vocês já andam a pensar em férias, aposto!, que programas já se avizinham? Férias com os amigos? Festivais de Verão? Acampamentos?

Gostava que nos contassem um pouco sobre quais as vossas motivações para serem essas cidades que tanto admiram e se fazem planos de as visitar.... caso contrário por onde se vão perder estas férias de Verão?

Quem sabe não fazemos planos em conjunto e vamos todos numa "pão de forma" por esse Portugal ou Europa fora? =)

Prometo amanhã trazer os meus planos e ideias! Até... *

[segunda-feira, abril 21, 2008] • 0 comentários

Antes de mais quero agradecer a todos os que participaram esta semana. Gostei de conhecer as vossas famílias e perceber a alegria que tinham ao falar nelas. Quem ainda não postou nada pode sempre fazê-lo em qualquer altura, o importante é participar!
O pessoal teve muito paradito (também tenho culpa nisso eu sei), espero que ao longo desta semana despertem com a nova animadora: a Carlita!

=) *

[18/04/2008] • 3 comentários

Quando eu nasci, tinha, numa casa pequenina, à minha espera 6 pessoas: pai (Joaquim - 40 anos), mãe (Maria-39 anos), 1 irmã (Paula) com 14 anos e 3 irmãos (Nelson, Hugo e Helder) com 12, 11 e 7 anos respectivamente. Sou, portanto, a mais novinha. E, portanto sempre tive todos muito interessados em mim, mas como eramos muitos numa casa pequena num tempo, também ele pequeno, não tive o mundo a girar à minha volta!:). O que me foi permitindo viver com espaço para brincar muito com a família dos amigos (Marisa, Paulinho, Marta, Nélson...).

Destes tempos, lá de casa, lembro as lutas (em horas de ponta) pela única casa de banho, ou a minha perna, infalivelmente, em cima da perna do Hugo na hora das refeições. Se me apanho distraída, ainda hoje faço isso. Agora, também com o Ricardo.

Entretanto, O Hugo casou com a Suzy e nasceu a Laura (que tem 7 anos), O Nélson casou com a Sónia e nasceu a Bruna (que tem 5 anos), a Paula casou com o Cristóvão e nasceu, primeiro a Mariana (4 anos) e depois o Pedro (meu afilhado, com 2anos), do Joaquim ( o meu pai (à antiga)) ficou a memória (já fez 4 anos), O Helder casou com a Benilde e ainda não nasceu ninguém.

Agora, cá em casa somos duas! Ou então, somos muitos, em dias especiais. E à medida que o tempo passa, as saudades da familia vão crescendo! O sentido que lhe dou, vai consolidando e sinto mesmo falta deles. Dos meus sobrinhos então... para falar deles... teria de me sujeitar às agressões do Rafa (no que diz respeito ao tamanho dos textos...:)).

[sexta-feira, abril 18, 2008] • 4 comentários

Também só vou falar do núcleo duro da família, ou seja eu, os meus pais e a minha irmã.

Os meus pais têm cerca de 7/8 irmãos cada, o que torna este grupo um microcosmos de diferentes atitudes e modos de vida, por vezes mais difíceis de conciliar do que gostaria.

O meu pai é a pessoa mais preocupada connosco. E não o consegue disfarçar, por mais que tente – apesar de ter ganho maior serenidade ao longo dos anos. Uma coisa engraçada, que se repete sem excepção: quando chego a Leiria para o fim de semana (normalmente à 6ª feira às 23h), vai buscar-me ao elevador, dá-me um pouco de tempo para deixar as malas no quarto e espera-me na sala com a seguinte pergunta: “Laura, já sabes o que vais fazer com o teu futuro?”

A minha mãe é a pessoa mais bonita do mundo , e muitas vezes dá realmente mais do que devia. Quase nunca está de mau humor e tenta apaziguar os debates mais quentes. É claro que nos telefonemas quase diários me pergunta sempre onde estou e o que comi…

Tenho descoberto que é possível fazer muito ou quase tudo com o apoio dos meus pais, desde que lute e explique bem o que quero daí retirar. E tenho que confessar que este “obstáculo” ultrapassado dá efectivamente outro sabor às coisas.

Agora que estou noutro país, tenho escrito um email quase semanal, tanto para amigos e para pais. E acho que está a ser uma oportunidade de me conhecerem melhor. E é mesmo bom receber as suas respostas e ver que me seguem com tanta atenção.

A minha irmã todos conhecem. Somos quase o oposto uma da outra; tu loira, de olhos azuis e super responsável :) e sem dúvida que sei que posso contar contigo em qualquer situação. Obrigada!

Uma última história: quando ainda éramos bebés, o meu pai foi connosco ao supermercado. E há sempre aquelas senhoras que não conseguem resistir e uma delas disse: oooh,que menina tão bonita! (a minha irmã). Oooh, e este menino também é muito bonito! Pronto….

[17/04/2008] • 2 comentários


É deles que quero falar. Os meus sobrinhos - loiros, um de olhos azuis e o outro de olhos verdes - uns borrachos!
Um tem ar de doutor e não faz nada que seja errado, o outro é um traquinhas de primeira e vai ser fresco.
São quem mais me faz rir, nunca me canso de brincar com eles. Estão quase sempre à minha espera no aeroporto e mandam beijinhos a todos os aviões que vêm; pensam que sou "hospedeira" e se perguntarem, a escola da tia é no céu.

[quinta-feira, abril 17, 2008] • 4 comentários

Antes de mais, e de forma sucinta para a Elsa ler...porque não posso ultrapassar as 7 linhas devido a um acordo com ela...Obrigado pela tua companhia neste sitio joaninha...

A Máfia. Pode ser assim que descrevo a minha familia mais proxima...somos 4 filhos, 3 homens e 1 uma mulher...o meu pai, a minha mae e não consigo excluir o meu tio solteiro nem a minha prima Anita...
Porquê de máfia? É facil...fazemos tudo para o bem comum...apesar de as vezes, como qualquer familia da "cósa nostra", necessitarmos de nos danar, ou mesmo de fazer coisas que não queremos ou gostamos, para que seja atingido de novo o equilibrio homeopático...mas não é uma familia da máfia só por isto...aqui à um tempo, num dos muitos exercicios do movimento...pensei o que faria, como reagiria, caso algo acontecesse com alguém...até onde ia a minha capacidade de perdão...fiquei chocado com a resposta que a mim dei...falei com o meu irmão mais velho...ele respondeu-me exactamente o mesmo...chegamos à conclusão que, tirando o andar de burro e ter casa fixa...somos um pouco tipo os ciganos...tudo por todos...mas a inspiração do Al Paccino é mais forte :)

Um pormenor...como segundos nomes...os quatro filhos têm, respectivamente por idades, Emanuel, Lucia, Gabriel e Rafael...algum paralelismo com algum livro ou movimento de credo humano??

[quinta-feira, abril 17, 2008] • 5 comentários

Vou falar da minha avó Olinda!
Ora bem, a minha avó paterna é uma comédia. Por aqui já alguns conhecem a personagem.
Algumas características:
- bochechas rosadinhas;
- cigarrinho no canto da boca enquanto lava a loiça na cozinha a lenha (como ela lhe chama) ou enquanto varre as limalhas do chão da oficina e a maneira como o esconde quando alguém chega;
- muito curiosa – mãos atrás das costas e a cabeça inclinada ligeiramente para a esquerda e para a frente (diz que ouve melhor daquele ouvido);
- lenço preto na cabeça a fazer de fita;
- a maneira como dá chutos no ar quando vê o Benfica jogar;

- o dizer que a amêndoa amarga faz bem à tosse;
- . . .


A minha avó adora os netos (como qualquer avó babada) e faz tudo por nós. No verão aluga uma casinha na bela praia da Vieira para ela e para os netinhos, e lá vamos nós todos contentes 15 dias com a avó. Os mais velhos ajudam a tomar conta dos primos e nas refeições enquanto que os mais novos se divertem em mais um jogo qualquer inventado por eles ou pela prima su que tem jeitinho!
Os lanchinhos ainda continuam a ser em casa dela, disponibiliza-se sempre para preparar o lanche a todos, mas à medida que vão crescendo cada um quer preparar o seu próprio manjar! O café de cevada que só ela sabe preparar faz as delícias de todos, e eu e a minha prima quase que andamos à pancada para ficarmos
com a caneca mais velha da casa, mas no fim entendemo-nos sempre.


Poderia dizer ainda muito mais mas sei que já me estou a alongar.
Deixem-me partilhar convosco um vídeo muito simples e até rudimentar que fizemos para mostrar a nossa avó no dia dos aninhos (29 de Fevereiro – só faz anos de 4 em 4 anos e isso ainda torna tudo ainda mais especial, e na realidade ainda só fez anos 18 vezes!)


[quinta-feira, abril 17, 2008] • 5 comentários

Evento: Acampamento
Local: Louçainha
Hora: tarde, muito tarde
Contexto: preparação do peddy-paper

E eis que as equipas técnica e temática faziam mais uma maratona de trabalho fora de horas para tudo correr bem na actividade do dia seguinte, ou melhor, das horas seguintes. O local não podia ser melhor: um grande terraço por cima das casas de banho! E lá estávamos nós, quase às 6h da manhã, enrolados nos sacos-cama, com as lanternas a iluminar os cadernos e os mapas. O sono já era tanto e os disparates eram mais do que muitos. Mas a rainha dessa noite de trabalho foi a nossa querida Fabi!
Ao longo desses dias ela já tinha deixado na história alguns momentos memoráveis: "Barbecue!!! Ai...como é que se diz em português?" :)

Mas, naquela noite, estávamos nós a tentar manter-nos acordados (claro que eu e tu Fabi só refilávamos com o facto de termos de trabalhar àquela hora. Típico) e houve um momento em que os olhinhos da Fabi não aguentaram mais e ela adormeceu num sono profundo, com sonhos e tudo!
Quando acordou, muito sobressaltada, desfez-se em desculpas e estava tão atrapalhada por ter adormecido e não ter participado das nossas decisões... E o caminho do dia seguinte? Isso é que era o grave! Porque nós tínhamos estado a ver tudo no mapa e ela agora não sabia de nada.
A Fabi estava tão embaraçada e nós não conseguíamos parar de rir. Ela não entendia porquê e nós continuávamos a rir sem conseguir parar! Desde que ela fechou os olhos até acordar, naquele espaço de tempo enorme em que tomámos decisões importantíssimas, passaram pouco mais de 2 minutos! Foi hilariante! É que a nossa Fabi adormeceu mesmo e, para ela, passaram muitas horas.
Nunca mais me vou esquecer daquela bebedeira de sono e do ataque de riso às 6h da manhã.

Agora é contigo, amiga desaparecida *

[16/04/2008] • 3 comentários

(Pai )+ Mãe
-Teresa
-Deolinda+Quim
Michel, Thierry, Sandrine, Alexandra
Esteban, Jade , Noah
-Graça+António
Elisabete, Tony, Nelson
-Luz+Manuel
Célia, Eduardo, Valter, Marta, Rui, Yolanda, Miriam
Elodie, Antony, Melanie, Oceana, Ieva
-Odete+Luís
Tiago, Inês (Ana Marta, Fabrício)
-Tó+Isabel
João, Luís Carlos, Pedro
-Abílio (eu)+Ana
Maria

[15/04/2008] • 10 comentários

Fico muito contente por ver que o desafio das "nossas estórias" e peripécias não acabou! Faz-nos tão bem recordar não? ;)
E para não variar muito em relação aos meus antecessores, vou contar um dos momento de um acampamento claro está! Lembro-me de mil assim de repente... mas aqui vai!
Este pequeno "grande momento" passou-se na Lousã, no primeiro Acampamento de Verão da Rita (a gémea) e da Carlita (a loira)! Já lá vão uns anitos... :p
Pois bem, depois de preparamos o belo do almoço para a malta toda, eu e a Eulália (lembram-se dela?) fomos tomar um belo banhinho numas casas de banho todas catitas, com chuveiros e água quente, espectacular não? heheeh claro que quem já nos conhece, sabe bem que por onde quer que andemos estamos sempre a trautear esta ou aquela música e a inventar vozes a ver se fica bem! Ou não!
Nesse dia, qual não foi o nosso espanto, quando saímos as 2 dos chuveiros estão 2 meninas lindas a olhar para nós com os olhinhos muito esbugalhados e a sorrir para nós! Primeiro pensei, barracada! Mas depois percebemos que elas estavam simplesmente deliciadas a ouvir-nos! =)Acabamos por ficar ali mais um par de horas a cantar para as meninas e a ensinar-lhes músicas "nossas"... Foi nesse momento também que percebi que sem dúvida valia a pena apostar no nosso Movimento, nas nossas vivências e forma de estar na vida tão particular... e percebi também que "A Fogueira" iria ser sempre uma das imagens de marca do nosso MCE =)
Ritinha... agora é contigo! *

[terça-feira, abril 15, 2008] • 2 comentários

Olá!!
Finalmente estou registada! Já sou leitora assídua à algum tempo mas nunca imaginei um dia ter de ser (sim porque isto foi quase uma obrigação) animadora deste blog. (uh medo!) Eu bem sabia que nunca devia ter comentado por aqui, e assim ninguém dava por mim! Mas não, não consigo estar quieta! :D Brincadeira, é um prazer enorme poder fazer parte daquela listinha ali ao lado =) Obrigada!


Bem, vamos lá então ao que interessa e vamos todos tentar que seja interessante!
Desde o início deste blog, desta partilha de experiências, ideais e ideias tem-se abrangido vários temas.
A minha proposta para esta semana é que falemos da Família!
Cada um de nós deve ter tantas estórias para partilhar… Que momentos recordam em família com mais entusiasmo? O que vos faz sorrir ou soltar uma valente gargalhada quando se recordam disso?
Contem-nos esses momentos, “apresentem-nos” a vossa família e como é quando estão juntos. E vocês, serão diferentes em família?
Falem dos primos, dos tios, dos irmãos, dos avós, dos padrinhos, dos afilhados, dos filhos, dos pais, etc!
Podem colocar fotos se quiserem (eu até acho que era muito giro) com as descrições que acharem pertinentes!


Sei que deveria dar já o exemplo mas infelizmente não tenho mais tempo disponível para hoje (estas semanas académicas também cansam!) Espero que quando voltar a casa já hajam novidades por aqui!


Vá malta, força nisso! Já sabem, é muito simples: falemos de família!

Carlinha, ainda não nos esquecemos de ti! Estamos à espera!

=)*

[terça-feira, abril 15, 2008] • 0 comentários

Enquanto a Joana não vem para animar (PA e Alx, comé????), gostaria de dizer que agora estou mais feliz por ver tanta gente nova. Afinal o meu apelo valeu a pena :)! Gente de vários lugares, de diferentes circunstâncias, que vos "tocaram" e que agora nos ligam a todos, nem que seja pela fotografia.

Eu acho que a Carla não sabe que ela é a proxima a seguir com a cadeia de peripécias e histórias dos membros do Cenaculum... Carla, onde estás???

***

[14/04/2008] • 6 comentários


de seu nome João Manuel Serra. (Cfr.) E desculpa Mariana por não respeitar um conjunto de "normas" do teu desafio. Mas à medida que a semana passou, e passou sem net cá em casa (um atrofio: é estranho como a ausência de uma máquina e de um meio de comunicação nos desliga do mundo...), e ía pensando no teu desafio das várias pessoas que me lembrei (que eu tenha tirado fotos e que não tenha a certeza que não voltarei a ver... ai, ai ai, era difícil escolher...) esta mereceu o meu destaque.
Sublinho que a foto não é minha e que não conheço pessoalmente o senhor. Mas quem precisa de o conhecer? Noite após noite ali está ele no Saldanha a acenar (a dizer olá e não adeus, como ele próprio gosta de afirmar) aos transeuntes: a oferecer um pouco do que não tem!? Não sei. Sei que as vezes que o vi me aguçou a curiosidade e me aumentou a boa disposição. Ali estava uma pessoa que estava a fazer falta estar ali e, ao estar, completava perfeitamente a sua função: transmitia alegria!!!
Não é um mito urbano da cidade de Lisboa, antes, é quase, senão já, uma lenda. Experimentem escrever no google "senho que acena no saldanha" e deliciem-se com as entradas...

[segunda-feira, abril 14, 2008] • 9 comentários


Aqui há uns tempos atrás, prai uns 4 anos, estava na Igreja da sé quando reparei neste homem, estava triste como a noite escura e chorava. Após algum receio, e medo de invadir aquele que era o espaço dele, e uma injecção de confiança e força que recebi, resolvi esperar por ele à saida, para falar com ele...
Fiquei a saber o seu nome...Patrick...a partir dai gosto do nome...antes não gostava...fiquei a saber que vagueava pela europa há já uns meses valentes, sempre a pé e só cum uma mochila de campismo que parecia um bairro da lata pendurado nas suas costas...e uma vara, qual peregrino...e sem o ser...eu acho que ele o era...Era Norueguês se não me engano, e tinha deixado em casa a mulher e os filhos para fazer a viagem a pé...perguntei-lhe o porquê de estar assim triste...a razão do seu choro...ele disse-me...

são duas as fotografias que tirei, e de todas as fotos que tirei, das que mais gosto...por serem tão simpes...e tão fora da nossa realidade mundana...

[segunda-feira, abril 14, 2008] • 7 comentários

Vou falar-vos do Kenneth.
Conheci-o há cera de duas semanas e desde então temos passado todos os dias juntos. O primeiro encontro deu-se num concerto da turma de canto da Mari, a amiga norueguesa que o Vasco e o Gabriel fizeram em Taizé.
Desde que o conheci que já dancámos, subimos montanhas, andámos de barco, percorremos todos os cafés de Bergen, a até fui a casa dos pais dele, em Floro - ilha a cerca de 4h de barco de Bergen.
O Kenneth estuda recursos naturais/ambientais - environmental resources, mas tem um paixão profunda por fotografia. O que por vezes pode ser um pouco frustrante, pois o seu interesse pelas pessoas que vão passando podem torná-lo ausente. Mas já falámos sobre isso... Diz que o seu melhor amigo, o Bob, que agora vive em San Francisco, também sentia o mesmo...
E nesta fotografia vemos um típico momento à Kenneth. Encontra uma pessoa que lhe interessa e pergunta se a pode retratar. Mais tarde viemos a descobrir que o senhor teve uma noiva em Portugal. Mas não resultou...
Graças ao Kenneth já conheci cerca de metade da população de Bergen e uma das pessoas mais bonitas de sempre.

[segunda-feira, abril 14, 2008] • 4 comentários



Escolhi esta foto só pelo o fascínio, não porque já tenha falado com ele e logo aí já quebrei uma das regras.

Encontrei esta foto no site do andanças(2006) e gostei, guardei, como guardei as outras que mais me fascinaram... Mas esta ficou me na memória... porque encontrei este homem , passado um ano, no Iberfolk.
Não falei com ele, mas observei-o, e percebi o porque da já existente admiração por esta foto.

o homem tem uma aura quando dança, não por ser um exímio dançarino, mas a sua postura fascinou-me, fez me reflectir...

[13/04/2008] • 5 comentários

Pois é! A minha semana chegou ao fim...

Para ser sincera, sinto-me um bocadinho triste por o meu desafio não ter sido assim muito explorado... Mas simultaneamente apresentei-vos 3 grandes pessoas na minha vida. Logo por aí, o saldo é extremamente positivo (ainda mais, quando dizem que o Lamelas é parecido com o Rafa ... :)). Consegui revirar e repensar em todos os álbuns e pessoas (respectivamente) que me fui cruzando e que foram construindo. Relembrar-me delas é maravilhoso... Espero que também vos tenha acontecido o mesmo....


Espero que o/a próximo/a animador consiga desplotar em nós ainda mais entusiasmo...

JOANINHA!!! Agora és tu! :D

PS-Caso a Joana não esteja na barra à direita, Abilio ou PA, façam-na para que esteja :)

[11/04/2008] • 3 comentários


o nome dele diz-se quiran, mais ou menos! Ele é da Irlanda e conhecemo-nos na study session em Budapeste. Foi uma das pessoas com quem me dei muito bem logo desde o primeiro dia.. Fartamo-nos de conversar cada um sobre a sua vida e as vezes até desabafos..

Acho que poucas pessoas do cenaculo conhecem o Ciaran, se calhar só uma ou duas, mas a Marina também quebrou regras :P

E eu gostava muito, mas provavelmente nunca mais vou ver o Ciaran... Não, acho que ele não morreu, mas acho que perdemos o contacto!

[09/04/2008] • 8 comentários

Malta, isto está muito parado!!!
Vamos lá por umas fotos... Sei lá, de professores que tenhamos adorado, de pessoas que tenhamos encontrado fugazmente em Taizé, de pessoas que conhecemos em Erasmus (ou nos inter-rails), de pessoas que se tenham sentado ao nosso lado no Expresso ou no comboio (onde curiosamente a máquina do telemóvel estava ligada...), ... sei lá

Não é assim tão dificil.....

****

[08/04/2008] • 10 comentários

Mais umas fotografias para completar o meu desafio!

Apresento-vos o David (mas entre nós, amigos, tratamo-lo por Lamelas, que é o seu apelido). No lado esquerdo aparece o Manel e do lado direito o Ricardo. Parecem uns parvozitos a nadarem numa poça de água mas às vezes, morde-lhe um bichito qualquer :)

Uma nota prévia: vou quebrar com um dos meus requisitos que é "nunca voltar a ver essa pessoa". Felizmente, vejo o Lamelas todos os dias, tanto na faculdade como no projecto em que estou envolvida...

É dele que vos vou falar, apesar de aparecerem mais pessoas na foto. Ele foi comigo para Moçambique e esteve a dar aulas de Comportamento Organizacional na faculdade, portanto, junto de jovens universitários.

Sabem aquele tipo de pessoa super relaxada, sempre a mandar piadas e com um jeito enorme para aliviar e olhar para o lado cómico da vida? Pois, ele é assim... Acho que é bem visível na foto :)

Ele não tinha as aulas preparadas de Portugal, então andava uma grande parte do tempo, lá em Moçambique, a prepará-las e de volta dos livros e apontamentos. Mas se eu entrasse no quarto dele ou outras pessoas, e se fosse para a ramboia, era para a ramboia! Se era para gravar vídeos caseiros, era para o fazer!

Há uma certa altura em que, num dos trabalhos que o Lamelas pediu aos seus alunos para fazer, no âmbito do módulo, um aluno, em vez de escrever "Professor David Lamelas", escreve "David Lamela". Gerou a maior risada!



Aqui está a Rita. Também fez o projecto comigo e com o Lamelas. Ao lado dela está a Flora...

A Rita é outra grande risada da minha vida :). Quando o Lamelas manda uma piada, a Rita ri-se até não mais puder... Logo após uma grande gargalhada, todas as coisas estúpidas que possam ser ditas desplotam nela a "doença do riso". Ela sofre convulsivamente do riso... A sério!!!

Noutro dia, o Lamelas deu-nos boleia para casa, cá em Lisboa. Como vivemos relativamente perto uma da outra, e conhecendo o Lamelas a cidade de Lisboa, ninguém iria prever que nos perdiríamos nesta cidade... Depois de não termos cortado no sítio certo, foi a viagem toda a rir... Quando ele nos largou, ela continuava a rir... Quando me despedi dela, ainda a ouvia a rir... Foi até às lágrimas!...



Bem, como já viram, quebrei alguns requisitos.... Caso não consigam cumprir com todos em simultâneo, são livres de desrespeitar um, no máximo...

Quero começar a ver essa fotos e a conhecer o outro lado da vossa vida!!!! O lado mais recôndito e mais sombrio ..... ehehehehehehehe

[07/04/2008] • 6 comentários

Já não sei bem quando é que aconteceu mas lembro-me de estar num encontro do MCE, numa sala que estava no piso debaixo ao do rés-do-chão.

Estávamos todos sentados em cadeiras que formavam um círculo. Penso que estaríamos numa dinâmica de grupo... Não me lembro lá muito bem da actividade mas penso que estava ligada à descrição de alguém à nossa escolha. Já não sei porquê escolhi ou foi escolhido o Ricardo. Bem que dei voltas à cabeça para achar as melhores palavras para o descrever mas a primeira palavra que me veio à cabeça e que logo expressei foi "simplório"! Não queria que fosse a palavra "simples", então elaborei mais um bocadinho...

Mal disse a palavra, foi a risada total!

A situação não é bem cómica mas faz relembrar certos episódios que os protagonistas já devem ter esquecido, não é Ricardo?

Continua a rolar o dado............

[segunda-feira, abril 07, 2008] • 2 comentários

Malta a Raquel não pode continuar a cadeia das histórias...
portanto querem que eu conte outra história sobre outra pessoa? Ou então começa na Mariana, uma vez que é ela que manda :p
Eu também acho giro continuar com esta boa idéia da Catarina.

[segunda-feira, abril 07, 2008] • 1 comentários

Acho que faz todo o sentido também continuar com a cadeia de peripécias proposta pela Catarina... Até mesmo para dar a volta a todos os comentadores do blog!...

Raquel, estamos à tua espera!

[segunda-feira, abril 07, 2008] • 0 comentários

Obviamente que tinha que escolher uma fotografia da minha estadia em Moçambique... Sei que parece doentia e, muitas vezes, maçadora a minha conversa sobre isto (ainda para mais nesta altura em que tento impingir rifas aos meus amigos... - ainda vem aí mais coisas-....), mas ISTO é a minha vida!

Apresento-vos o José. Não é Zé, é José.

O José tinha o sonho de ir para Portugal. Acho que foi impingido mais pelos adultos que se encontravam na mesma casa que ele, numa instituição contruída pela mão das Missionárias da Caridade, tal como tantos outros meninos e bebés, que padeciam de tuberculose e SIDA.

DSC07216.JPG


Virava-se para mim, com aquela lengalenga que lhe devem ter ensinado de querer pintar-se de branco ou até ser esfregado para ficar da cor da neve…

Se estávamos no mesmo sítio, corria para mim e pegava na minha mão, parecendo que já sabia que não nos iríamos encontrar outra vez, depois da minha curta estadia em Moçambique. Este ritual foi-se prolongando ao longo dos dois meses. Provavelmente devido à sua doença, por saber que nunca iria conseguir ser branco ou por ter noção do quão longe ficava Portugal de Moçambique para lá voltar outra vez…

Andava descalço, tal como todos os outros meninos, ao longo de toda a extensão da casa. Jogava futebol descalço, ia à horta descalço, limpava as mesas onde comiam descalço, … De vez em quando calçava os chinelitos, mas separavam-se com tanta facilidade do corpo do José. Mas a t-shirt… “Águas de Moçambique”, dizia na frente. Raramente o vi com outra. Notavam-se já algumas manchas e alguns buracos. Pareciam grandes amigos… E era bem maior que ele!

O José animava o meu dia, tal como todos os miúdos da idade dele que por ali estavam na casa. Desejava a hora para estar com eles. Era do melhor :)!

Agora que lá vou regressar, não sei se o irei reecontrar. O José estava doente e é bem provável que faleça antes de lá chegar, como já aconteceu a muitos meninos que lá se encontravam.


Agora é a vossa vez....

[segunda-feira, abril 07, 2008] • 0 comentários

Bem, não acreditam quão complicado foi escolher o desafio desta semana! Tive de fazer uma lista e atribuir um tipo de classificação imaginária para poder eleger aquela tarefa que irá animar o Cenáculo desta semana... (coisas de economistas...)

Toda a nossa vida é feita de imagens e fotografias. Todos nós temos no nosso computador uma pasta denominada "Fotos/fotografias/imagens" e dentro dela outras sub-pastas onde estão os mais diversos acontecimentos que nós presenciámos... Nalguns momentos, quando estamos envoltos numa núvem de nostalgia, reviramos os nossos albuns e recordamos muitas histórias e pessoas que nos moldaram.

O meu desafio consiste no seguinte: POSTAR UMA(S) FOTOGRAFIA(S)


Requisitos (caso conseguiam preencher todos, é perfeito! Caso contrário, é dada prioridade ao primeiro, depois ao segundo e assim sucessivamente)

  • nessa foto tem de aparecer alguém que as outras pessoas do Cenáculo não conhecem
  • tem de ser pessoas que pensamos que nunca mais as veremos
  • temos de saber o nome dessa pessoa

Na descrição da foto deverá ser incluído como se conheceram e a história por detrás desse relacionamento, ainda que curto.

Este desafio tem como por objectivo reflectirmos como muitas coisas são efémuras e muitos relacionamentos também, mas que, no entanto, nos marcaram de certa maneira que jamais esqueceremos...


Espero ver e conhecer muitas pessoas!

Toca a remexer nos álbuns!!!!......

[06/04/2008] • 2 comentários

Já passa da meia noite neste recanto do mundo e por isso sinto-me obrigada a passar o testemunho.
Esta semana deu-me muito prazer, agradeço a partilha de sonhos que me fizeram vir a correr todos os dias para ver as novidades.
Passo o "cadeirão" à Mariana!

[domingo, abril 06, 2008] • 2 comentários

Sou daqueles que defende que para brincar e fazer humor com alguma realidade é necessário estar implicado... (mas não cabe aqui o explanar destas minhas ideias);
De qualquer modo e após uma breve visão, entrecortada com algumas gargalhadas, não me pareceu ofensivo... e até recomendável: Vejam!

[05/04/2008] • 2 comentários

Desculpem...mas não consegui resistir...e sai uma lamexice...
hino à simplicidade...a música...a letra...até o clip...sem comentários....

[sábado, abril 05, 2008] • 3 comentários

O sonho que mais me aparece é um em que estou aflita por qualquer coisa.. na maior parte das vezes estou a ser perseguida de noite. A correr. Tento pedir socorro e a voz não sai. Já por várias vezes tentei ligar pro 112 ou ligar pra alguém mas nunca consigo acertar nos números. É como se os meu corpo não respondesse às ordens do meu cérebro. É uma sensação horrível e ainda não consegui descobrir porque é que volta e meia sonho com isto...

[sábado, abril 05, 2008] • 2 comentários

.. e eu perdida a rir dentro do el barracon...

Tudo começou no fim de mais um dia de acampamento. Depois do "banho de gruta"... eu e a Raquel achamos que mereciamos um banhinho relaxante de água quente em pleno acampamento na Lousã ( esse lugar cheio de história). Então pegamos num panelão e pusemos água a aquecer no fogão industrial.. e a seguir esfregamos as mãos: "ah! isto é que vai ser uma banhoca!!" a água já estava na temperatura ideal.. "Atão e agora? Temos que alombar com isto lá pra baixo!" "Tudo por um banho quente!" aí foram elas escada abaixo, pra dentro do el barracon.
lololololololololol...( eu não consigo parar de rir, vocês não imaginam) "Atão e agora? Como é que vamos fazer isto?" Já não me lembro muito bem como nos desenrascamos, só me lembro quando a Raquel já com um restinho de água no fundo da panela e ainda com sabão, se lembra de pegar no panelão em peso e vira-lo todo pra cima dela. (ok, tive que me ir acalmar porque já não conseguia escrever de tanto rir) Eu não sei se vocês conseguem imaginar a cena... Mas eu na altura ainda perdi umas gotinhas valentes a rir. coisas que acontecem! E vai daí tive de tomar outro duchinho desta vez com aguinha fria.. Mas nunca vou esquecer aquele banho maravilhoso!!!
Agora é a tua vez Raquel...

[sábado, abril 05, 2008] • 3 comentários

Houve um sonho que me deu pano pra mangas...e ainda dá...
Acontece-me por vezes, muito raramente, andar à chapada com uma entidade que nada me agrada, e que segundo os maus interpretes do livro mais vendido do mundo, vive nas profundesas da terra, confinado para todo o sempre...
mas houve um sonho desses, que me deixou especialmente indignado...já não chegava as várias formas que ele assumiu...um cão, uma mulher...uma criança...um velho...um homem...(joguei à porrada com eles todos...como, mais tarde, eu o estava a ver do alto de um prédio em Itália, à minha procura...após vários rouds de pancadaria em vários sitios, lá nos encontramos num corredor cheio de grades, parecia uma daquelas prisões dos fortes, com portas pesadas de aço e por ai fora...acontece que eu sabia, não sei como, que quem não tivesse desejos maléficos podia passar através da porta, qual fantasma...e ele não conseguia chegar a mim, apesar de os seus braços me tentarem agarrar através das grades...eu estava protegido...até que eu me passei...atravessei a porta (porque os meus pensamentos eram bons), apereci do outro lado já com o corpo "sólido", pensei em coisas más, e dei-lhe uma valente tareia, daquelas de caixão à cova...e depois..pensei puro outravez, e regressei ao lado da grade que me interessava...e cheguei a uma conclusão no final, enquanto sonhava...naquele sonho...eu era deus...teoricamente deveria ter acordado bem disposto...acordei cansado...rigido...suado...
...foi traumático...

[04/04/2008] • 5 comentários

Em criança, sonhei repetidamente com carros de fórmula1 (brancos, vermelhos e azuis) que passavam velozmente à janela do meu quarto. lembro-me de ficar muito assustada.
actualmente, lembro-me muitas vezes deste sonho e das sensações que ele em mim provocava.

[sexta-feira, abril 04, 2008] • 4 comentários

(onde é que ela tem andado que a não tenho lido por aqui?)
... ela que me acompanhou num banho seco, por aí num dos acampamentos.
felizes e contentes, depois de uma qualquer intensa actividade fomos à banhoca confortante. Eis quando a torneira deixa de fazer o que lhe ordenávamos e o o banho teve de ser terminado (entenda-se todo o exagero de espuma retirado) com uns pingos de água que umas frestas numas pedras por lá perto iam deixando escapar.
Pois ... e o que nós acreditamos ser consequência de uma falha técnica da equipa da logistica, tinha mesmo sido uma grande partida do Fran e do Ricardo.

[03/04/2008] • 2 comentários

Desculpem este post saido do contexto mas tenho óptimas notícias!!!
O PUMAP - Programa de Universitários em Maputo, de quem já vos falei, vai aparecer amanhã na TVI, no Jornal da Uma!

Infelizmente fui entrevistada... Se quiserem ver a reportagem, é só ligar a TV e ver as minhas figurinhas :D. Apanhei um escaldão na cara e, por isso, é normal que vejam uma mancha vermelha no nariz... A pele começou a sair...

Para quem vai de borga na 6ª à noite, sempre tem a possibilidade de ver, na SIC, ás 6 da manhã outra entrevista (mas aqui já não sou eu...)

Espalhem pelos vossos contactos.... Queremos que esta causa não fique por aqui e que possa incentivar outras actividades e projectos


CONTO CONVOSCO! :)

[quinta-feira, abril 03, 2008] • 12 comentários

O meu sonho é simples, agora. Na altura, nem por isso. É de infância. Na altura do estudo da Psicologia sei que lhe encontrei um significado plausível. mas esqueci-o. Ao significado. Ao sonho, não. E rezava assim:
Escuro fechado. E eu corria a fugir de um lobo(?) ou outra coisa qualquer que me perseguia (com uma faca na mão?). Mas os meus pés não só não tocavam o chão como havia a sensação de ir a cair por um buraco sem fundo. Não conseguia sair daquele "impasse". Mas o ser que me perseguia também jamais me alcançava. Era assustador.
E, normalmente, terminava comigo a acordar... em pânico!!!!

[02/04/2008] • 15 comentários

Gosto dos desafios, sim senhor!

Então aqui vai o meu mais famoso sonho, que já muitos conhecem, mas que ainda não teve opositores de nível mais elevado... Pelo menos que me lembre.

Certa noite, estava eu no meu quarto, quando de repente senti uma grande comichão no nariz. Tentei assoar-me, mas nada melhorou. Recorri então ao indicador, e na ponta saiu um embrião de canguru!
Fui a correr até à sala a dizer "Pai, pai! Saiu-me um embrião de canguru!" O meu pai, muito sério e preocupado, disse "Volta a por isso no nariz!"
E pus.

[01/04/2008] • 2 comentários

não viveram momentos e aprenderam algo com estranhos?
Um dia vi uma menina a fazer-me adeus, estava na carruagem de metro à minha frente. Repeti-lhe o gesto num tom de brincadeira; estava com a familia e o pai reparou. Na paragem seguinte a menina corre para mim com um bombom mozart (típicos da austria) para me dar, o pai faz sinal da outra carrugem como quem diz que é delicioso e que tenho que partilhar com o meu parceiro de viagem. Trocamos olhares e sorrisos acabando por sair na mesma paragem onde o pai nos veio cumprimentar e a menina oferecer um pouco da sua pastilha elástica (aquelas que estão enroladas numa caixinha). Eu nem sabia dizer obrigado na lingua deles, nem percebi o que o pai me disse mas aquele momento foi mágico, um dos melhores bombons de sempre.

[terça-feira, abril 01, 2008] • 2 comentários

Antes de mais, gostaria de me insurgir ante a forma caluniosa com que foi tratado o meu apetite, dito voraz, pela mais recente, e merecida, contratação deste espaço interactivo sem fins difamadores...
Que eu me lembre, no pequeno almoço, afiambrava-lhe bem, mas não tive a noção de ser uma máquina devoradora de matéria cereal compactada, qual túnel de verne ou buraco negro galáctico...mas se cabia no pão, é provavel que eu não me lembre...deve ter comido a lembrança...
Agora é a minha vez de "xibar"...eu não vou ser muito mau...ainda...se houver segunda volta de roupa suja, aí vou parecer um fadista a chorar toda a triste vidinha...
Falarei da Elsa...aqui há uns tempos valentes, estavamos uns poucos à beira rio, quando o Pedro da Vieira (alguns devem conhecer) deixou cair pró leito do rio o belo do oculatório que tinha a apenas uma semana...o homem estava aquilo que se chama...a panicar...depois de o termos conseguido convencer a não saltar lá pra dentro pra ir buscar um simples aparelho oftalmologico extra-corporal, a elsinha não vai de modas e disse que vinha já com a solução...esperamos um pouco, mas a solução acabou por vir...(já o Pedro rangia os dentes e quase entrava em choque anafilático ao imaginar a mãe agarrada ao pescoço dele)...e o que era essa famosa solução? - perguntam vocês sedentos de cusquice...-um WC PATO e uma CORDA DE ESTENDAL verde alface...após algum cepticismo inicial, não fosse afinal isto uma ideia da Elsa, lá ela nos explicou que a corda se amarrava a caixa do WC QUÁ-QUÁ, e que a parte para fixar à bela da retrete servia de gancho prá pesca...após uns breves minutos de pancadaria pegada a ajustar o anzol e a chamar tudo menos santos aos olhos suplentes, lá os conseguimos tirar pra fora...até à pouco tempo ele ainda os usava :)...Não me perguntem quem ficou com o sabonete, não me lembro :)

[terça-feira, abril 01, 2008] • 5 comentários

Outra coisinha que quero lançar é (e esta pode não dar muito resultado).... Contarmos uma história/um episódio/uma graçinha que tenhamos tido com outro dos colaboradores, esse colaborador irá falar de algo que teve com outro e por aí fora, de modo a que falamos de todos sem se repetir um colaborador. (escrever português é confuso para mim, peço desculpa)

E começando eu... Quero contar-vos a minha primeira impressão do Rafa. Sim, ele é enorme, engraçado e tal mas sem além disso...
Estavamos no acampamento do mce e quando o Rafa mais se destacava era ao pequeno-almoço, porquê? Porque tinha o record de comer mais pão. Era genial, só se via o Rafa a ir vezes e vezes à mesa buscar comida, como se houvesse um daqueles cartazes " pague x e coma até não poder mais ".
O que é certo é que nunca mais me esqueci do Rafa a comer pão logo de manhãzinha na lousã( não fiques triste, tens muitas mais qualidades).

[terça-feira, abril 01, 2008] • 2 comentários

vocês prometem não gozar!
Parece um sonho muito criança, tolinho até mas foi um sonho que esteve comigo noites e noites (quando era mais nova) e de tanto sonhar nunca me esqueci dele.
Estava eu, o meu pai e a minha mãe em casa, a dormir. Acordava porque sabia que vinha um "monstro" para nos fazer mal e corria do quarto dos meus pais para a cozinha sem saber o que fazer. Acabava por destapar os meus pais e enche-los de ketchup como se fosse sangue, numa de enganar o "monstro". Fazia o mesmo comigo e metia-me na cama, como quem estava morta.
Depois, felicidade tremenda, quando o "monstro" vinha, pensava que tavamos mortos e ia-se embora. Eu ficava a sentir-me super bem por nos ter salvo e acordava no fim.
Tive este sonho dezenas de vezes, actualmente já não vejo o sr.monstro há muito.

[terça-feira, abril 01, 2008] • 0 comentários

Ora bem, isto de passar a colaboradora e ser animadora no mesmo dia deu-me muito que sorrir. Primeiro, quero agradecer por me terem acolhido, é um prazer enorme estar aqui longe e poder partilhar este pedacinho com vocês.

No que diz respeito ao desafio, quero continuar o tema dos sonhos mas desta vez, aqueles que temos enquanto dormimos. Há quem diga que são os nossos medos ou o que o incosciente viveu durante o dia; há quem não ligue nenhuma mas eu acho que se sonhamos tem que haver algum significado. Será que o sonho nos conta a nossa própria historia? Será uma mensagem que deveriamos escutar para nos compreendermos a nós próprios? Ou serão simples divagações da alma?
O que quero é que me contes um sonho, um que te lembres ou que te tenha marcado; e depois nós, do lado de cá, tentaremos dar um significado. Talvez para uns faça sentido o que para outros não tem pés e cabeça, e como nos conhecemos todos será mais fácil.

http://www.significadodesonhos.com/ Fica aqui um site onde estão alguns significados de sonhos, não sei se bate certo mas fica o desafio.