[02/06/2008] • 5 comentários

(A Ana Cristina é minha amiga de curso)

Há sempre o risco de já teres lido o livro que te sugiro...mas ainda assim arrisco!

Pela tua calma e doçura, para ti escolhi "Às terças com Morrie" de Mitch Albom.
Relata a vivência de uma doença crónica e inexoravelmente fatal por parte de um professor, sob a forma de curtas entrevistas que se tornam pequenas lições de vida.

Acho que nos transforma o olhar sobretudo neste nosso dia-a-dia entre tanta gente doente, na azáfama das enfermarias...

5 comentários:

Ana disse...

:)

Já o li, sim! Emprestaste-mo no estágio de oftalmologia, o ano passado, quando a vida não andava assim tão boa quanto isso... Adorei lê-lo, a ponto de me recordar ainda as tardes daquele estágio em que o li, sentada em cima do sofá, enquanto a matéria se deixava acumular em cima da secretária. Mas recomendo a toda a gente que o leia - o livro é mesmo muito bom!

Já tenho vindo a responder a alguns dos desafios do cenaculo, na maioria no meu próprio blog. Desta vez, respondo ao desafio aqui. Recomendo um livro também a ti. Certamente já o leste, mas lê outra vez. Lê à Maria. Tanto faz...

"Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcello. Como deves saber, retrata um pouco a vida do pequeno Zézé, que, juntamente com a sua família, enfrenta as grandes injustiças da pobreza. É um livro infantil, triste, mas que ensina muito a quem o ler com atenção - são as pequenas coisas que acabam por ser as mais bonitas e importantes.

... E é um livro que dá para ser lido em qualquer altura - pequenino, e muito simples. Intervala o Harry com ele, mesmo que já o tenhas lido antes. Vale a pena! :)

anacruz disse...

Aceito a sugestão!
Não só o vou ler como te o vou pedir emprestado!
A ver se penso noutro livro para ti ou para mais alguém!

Beijinho

Ana disse...

Não consegui pegar no Harry sem antes olhar para a minha estante de livros, para escolher um para o Abílio.

Não te conheço muito bem - as conversas normalmente são a fugir, e tirando uns passos de dança aqui e umas gargalhadas ali, a verdade é que as ideias partilhadas são sobretudo com a Ana, e os temas que reinam são hospitais, calhamaços, tutores e, no fundo, medicina.

No entanto, vou arriscar. Li há já alguns anos um livro que lembro que, na altura, me tocou. Hoje já mal me lembro da história, mas ficaram as memórias dos sentimentos produzidos enquanto me perdia no meio daquelas páginas.

A ti, recomendo o "Tudo o que temos cá dentro", de Daniel Sampaio. Por duas grandes razões. Por um lado, pareces-me ser uma pessoa que se entretém a tentar analisar o interior das outras pessoas. O que vai dentro delas, as suas "lutas interiores". Por outro lado, porque a Ana é (ou vai ser) médica, portanto sempre ficas a conhecer um pouco mais os pontos de vista de "tal gente".

O livro fala de Nuno - um adolescente que tenta sobreviver no caos provocado pelo suicídio de uma amiga. Os monólogos interiores de Nuno preenchem grande parte das páginas, intervaladas com pequenos retratos do seu dia-a-dia e com as conversas que ele tem com o psiquiatra.

Não sei ao certo se vais gostar. No entanto, apeteceu-me recomendar-te um livro, apenas porque sim! :)

Alx disse...

hum... nunca li. mas acho que o tenho, algures entre Lisboa e Leiria. e vou ler.
entretanto já não analiso tanto o "interior" das outras pessoas. a isso me obrigo. acredita. acho que não devo. as razões? são complicadas.
mas reconheço que ainda o faço um cadito.

Alx disse...

a segunda razão assusta-me. ainda há mais pontos de vista!!!!????


aiaiaiaiai

Enviar um comentário