[03/09/2009] • 10 comentários

- Quando é que o cenaculum dá o próximo passo?


Foi a questão lançada pelo Rafa no post anterior. A conselho meu, congelou-se a questão, até agora... -E, agora, talvez seja tempo de voltar a ela.
O Rafa já resumiu o essencial deste espaço:
"É já um blog...é já um grupo de pessoas com diferentes vivências, histórias, percursos, interesses...mas com uma coisa em comum: uma vivência da "fé" algo diferente do que a instituição Igreja tem para oferecer aos jovens em geral..."

Ao longo de 395 "posts" (com este) e muitos mais comentários fomos tentando o nosso caminho tentado respeitar a motivação inicial e a criatividade possível: "espaço inspirador, onde, podemos e devemos voltar, sempre que, ao olhar para a frente, precisemos de ir buscar, também, as forças do passado...".
Houve tempos de grande participação e outros de nem por isso. Houve gente que escreveu e participou muito e gente de quem nunca se leu nada... e estes espaços só perduram com quem escreve e necessitam de quem leia...
Passem as considerações, tomo a iniciativa de reformular a proposta. O espaço fica aberto a mais ideias e sugestões.
Mas a minha é que o Cenaculum passe a ser uma "espécie de revista mensal". Em que cada participante tem, necessariamente escrever um artigo por mês. Ofereço-me, auto- nomeio-me, para Editor/Director .
A dinâmica: de Outubro de 2009 a Julho de 2010 andaremos de volta dos Mandamentos. Um por mês. Cada um de nós escreverá um artigo sobre o assunto e toda a gente escreverá sobre todos os mandamentos.
Descansem que eu, no dia 20 do mês anterior, proporei o tema específico para cada pessoa (conforme a sua formação e percurso pessoal: penso que conheço mais ou menos bem toda a gente para continuar a escavar as potencialidades de cada um de nós, passe a presunção).
O artigo não de verá ter mais de 5000 caracteres nem menos de 2000, espaços incluídos. O dia da publicação ficará aleatório, mas sempre entre o dia 1 e 15 de cada mês: para que o resto dos dias sejam de comentários e discussões amigáveis.
Para que tudo isto aconteça: será necessário que quem quer participar o afirme e assuma em comentário a este post (até ao dia 15 de Setembro). Quem não se manifestar será retirado aqui da grelha do lado e perderá a autorização de escrever. Atenção que isto não é nenhuma medida de expulsão. Simplesmente de organização.
Dúvidas? Ideias?
Ficamos à espera!
Até ao dia 15 de Setembro digam qualquer coisa.
No dia 20 de Setembro sairá o Índice da Revista de Outubro sobre o 1º Mandamento...
E acreditem que vai ser interessante re-ver a nossa fé, ou a nossa formação religiosa...


Nota, só para recordar (os 10 Mandamentos):

1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
2. Não invocar o santo nome de Deus em vão.
3. Santificar os Domingos e festas de guarda.
4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
6. Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
9. Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
10. Não cobiçar as coisas alheias.

10 comentários:

PA disse...

Bem... se a linha editorial passar a ser essa (e bem disciplinada, como eu gosto), podem contar comigo.
De facto, a minha participação aqui esvaiu-se completamente por, honestamente, não me identificar com este espaço: não sou militante MCE, não faço parte do restrito grupo de amigos que por aqui circula. Mesmo assim, fui seguindo com atenção, de fora.
Aguardo novas.

Elsa Gonçalves Francisco disse...

Gostei do esquema! Faço questão de questão de, por cá, continuar a estar e participar.

Carlita* disse...

De facto precisamos de alguém que lidere e oriente estes neurónios que andam sedentos de reflexões e novos desafios!
Gosto muito da ideia e parece ser um bom caminho... ajustes ou novas propostas? Tudo a seu tempo!
Contem comigo, quero muito continuar a trabalhar convosco neste novo projecto! *

Rafa disse...

Confesso que estava a contar ainda com mais...mas cada passo é um passo não é? quem sabe um dia (próximo, espero) desatemos a correr =)

para já aceito este desafio...até porque nunca se sabe quando outros mais audazes virão...participarei...e tentarei manter a dignidade das opiniões...já que por vezes me é dificil..até porque aquele ultimo mandamento é susceptivel a causar barulho!!!

um grande bem aja a todos

Catarina disse...

Admito que estremeci..os mandamentos? Foi a primeira vez que os li assim, de seguida, que sei sobre eles? Não tenho qualquer educação religiosa a não ser aquela que dei a mim própria, que poderei eu dizer sobre algo que voces aprenderam há muito tempo?
Apesar do receio, um desafio é um desafio e aceito a proposta apesar de saber que vou passar mal para responder a isto.

PAUL(inh)O disse...

Gostei do desafio e podem contar comigo.

Faby disse...

Revi-me por completo nas palavras da Catarina. Apesar de o tema me assustar por não saber muito bem o que terei a dizer sobre o assunto, aceito de muito bom agrado o desafio!

PAUL(inh)O disse...

Bem fabi e catarina como dizia o outro o saber não ocupa lugar! E por isso é sempre bom aprender, reaprender e rever. Parece-me que vai ser um óptimo exercicio.

Mariana disse...

Vai ser exigente, desafiante mas quero agarrar a oportunidade.
Estou dentro :)

anacruz disse...

Já se deve ter notado que o mundo da blogosfera me passa um pouco ao lado... de tempos a tempos, cá vou espreitando este espaço... Porque acredito no seu (no nosso)potencial, também quero participar! Ai...pois...os mandamentos! Ainda bem que podemos sempre fazer revisões lol! ;)

Enviar um comentário