[21/11/2009] • 3 comentários

Apesar de estar por vezes ausente como Católica que sou, não consigo imaginar ou melhor sentir que se Adora ou Ama Deus com a razão…Razão é uma palavra “séria” demais, se é que assim se pode dizer, para Amar Deus. Deus é coração, é sentimento, é de dentro… Deus é amor… é Amar o que não se vê sem perguntar porquê… Apesar de a razão nos chamar muitas vezes à real e que muitas vezes não temos alternativa para fugir às evidências, o coração faz-nos sentir coisas que a razão desconhece… Faz-nos amar sem razão… E Deus é isto, é coração; coração que nos impulsiona para Amar cada vez mais!

Um abraço a todos


Fátima Mamede Jordão

3 comentários:

Visitante disse...

"Há quem acredite que a razão se subordina totalmente à fé, pois o critério supremo da verdade é o dogma, a revelação divina. A razão abdica de suas exigências próprias em favor de uma instância meta-racional, cuja autoridade não se discute. A razão é tida, por alguns, como instrumento não de demonstração, mas de afirmação da fé."

Não que a fonte seja muito fidedigna, mas tinha que ir buscar algo mais do que as minhas palavras para dizer que não concordo contigo na totalidade quando dizes que amar a Deus (ou a deus) não pode ser feito usando a razão.

às vezes temos dificuldades em explicar o que sentimos.

Não que nao concorde que o coração se faça presente neste campo, claro que faz, a Fé é em grande parte sentir, mas também é pensar.

Não sei quanto ao amor, mas acho que tudo o resto não é só sentir.
Por muito que queiramos.

Faby disse...

Será possível chegar a Deus através da razão? Será Deus uma experiência racional? Será que alguém encontra Deus quando questiona o mistério da transubstanciação? Será que alguém encontra Deus ao tentar perceber como pode Ele sacrificar Homens e Animais e pedir-nos que tenhamos compaixão? Gostava mesmo de perceber se este é um caminho possível para me encontrar com Deus...
Ou se é mesmo como diz a Fátima, de uma forma simples e bonita, e se acreditar em Deus é coração?
A minha ténue convicção diz-me que a razão pode levar a Deus, que é possível estudar-se teologia e acreditar-se em Deus, mas parece-me uma via tão difícil. Mas será uma via possível?
Peço aos iluminados que visitam este blog, e que são muitos, que me ajudem a perceber(-me).

Alx disse...

Sim Fabiana,é uma via mais difícil... mas, talvez mais consciente e esforçada. Exige mais trabalho de entrega: intelectual e existencial. Leva-nos para lá da fé que se limita a sentar-nos ao colinho de DEus. Dá trabalho. E ao dar ytrabalho, talvez, D~e mais profundidade...

Enviar um comentário