[03/09/2009] • 10 comentários

- Quando é que o cenaculum dá o próximo passo?


Foi a questão lançada pelo Rafa no post anterior. A conselho meu, congelou-se a questão, até agora... -E, agora, talvez seja tempo de voltar a ela.
O Rafa já resumiu o essencial deste espaço:
"É já um blog...é já um grupo de pessoas com diferentes vivências, histórias, percursos, interesses...mas com uma coisa em comum: uma vivência da "fé" algo diferente do que a instituição Igreja tem para oferecer aos jovens em geral..."

Ao longo de 395 "posts" (com este) e muitos mais comentários fomos tentando o nosso caminho tentado respeitar a motivação inicial e a criatividade possível: "espaço inspirador, onde, podemos e devemos voltar, sempre que, ao olhar para a frente, precisemos de ir buscar, também, as forças do passado...".
Houve tempos de grande participação e outros de nem por isso. Houve gente que escreveu e participou muito e gente de quem nunca se leu nada... e estes espaços só perduram com quem escreve e necessitam de quem leia...
Passem as considerações, tomo a iniciativa de reformular a proposta. O espaço fica aberto a mais ideias e sugestões.
Mas a minha é que o Cenaculum passe a ser uma "espécie de revista mensal". Em que cada participante tem, necessariamente escrever um artigo por mês. Ofereço-me, auto- nomeio-me, para Editor/Director .
A dinâmica: de Outubro de 2009 a Julho de 2010 andaremos de volta dos Mandamentos. Um por mês. Cada um de nós escreverá um artigo sobre o assunto e toda a gente escreverá sobre todos os mandamentos.
Descansem que eu, no dia 20 do mês anterior, proporei o tema específico para cada pessoa (conforme a sua formação e percurso pessoal: penso que conheço mais ou menos bem toda a gente para continuar a escavar as potencialidades de cada um de nós, passe a presunção).
O artigo não de verá ter mais de 5000 caracteres nem menos de 2000, espaços incluídos. O dia da publicação ficará aleatório, mas sempre entre o dia 1 e 15 de cada mês: para que o resto dos dias sejam de comentários e discussões amigáveis.
Para que tudo isto aconteça: será necessário que quem quer participar o afirme e assuma em comentário a este post (até ao dia 15 de Setembro). Quem não se manifestar será retirado aqui da grelha do lado e perderá a autorização de escrever. Atenção que isto não é nenhuma medida de expulsão. Simplesmente de organização.
Dúvidas? Ideias?
Ficamos à espera!
Até ao dia 15 de Setembro digam qualquer coisa.
No dia 20 de Setembro sairá o Índice da Revista de Outubro sobre o 1º Mandamento...
E acreditem que vai ser interessante re-ver a nossa fé, ou a nossa formação religiosa...


Nota, só para recordar (os 10 Mandamentos):

1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
2. Não invocar o santo nome de Deus em vão.
3. Santificar os Domingos e festas de guarda.
4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
6. Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
9. Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
10. Não cobiçar as coisas alheias.

10 comentários:

P.A. disse...

Bem... se a linha editorial passar a ser essa (e bem disciplinada, como eu gosto), podem contar comigo.
De facto, a minha participação aqui esvaiu-se completamente por, honestamente, não me identificar com este espaço: não sou militante MCE, não faço parte do restrito grupo de amigos que por aqui circula. Mesmo assim, fui seguindo com atenção, de fora.
Aguardo novas.

Elsa* disse...

Gostei do esquema! Faço questão de questão de, por cá, continuar a estar e participar.

Carlita* disse...

De facto precisamos de alguém que lidere e oriente estes neurónios que andam sedentos de reflexões e novos desafios!
Gosto muito da ideia e parece ser um bom caminho... ajustes ou novas propostas? Tudo a seu tempo!
Contem comigo, quero muito continuar a trabalhar convosco neste novo projecto! *

Rafa disse...

Confesso que estava a contar ainda com mais...mas cada passo é um passo não é? quem sabe um dia (próximo, espero) desatemos a correr =)

para já aceito este desafio...até porque nunca se sabe quando outros mais audazes virão...participarei...e tentarei manter a dignidade das opiniões...já que por vezes me é dificil..até porque aquele ultimo mandamento é susceptivel a causar barulho!!!

um grande bem aja a todos

Catarina disse...

Admito que estremeci..os mandamentos? Foi a primeira vez que os li assim, de seguida, que sei sobre eles? Não tenho qualquer educação religiosa a não ser aquela que dei a mim própria, que poderei eu dizer sobre algo que voces aprenderam há muito tempo?
Apesar do receio, um desafio é um desafio e aceito a proposta apesar de saber que vou passar mal para responder a isto.

PAUL(inh)O disse...

Gostei do desafio e podem contar comigo.

Fabi disse...

Revi-me por completo nas palavras da Catarina. Apesar de o tema me assustar por não saber muito bem o que terei a dizer sobre o assunto, aceito de muito bom agrado o desafio!

PAUL(inh)O disse...

Bem fabi e catarina como dizia o outro o saber não ocupa lugar! E por isso é sempre bom aprender, reaprender e rever. Parece-me que vai ser um óptimo exercicio.

Mariana disse...

Vai ser exigente, desafiante mas quero agarrar a oportunidade.
Estou dentro :)

anacruz disse...

Já se deve ter notado que o mundo da blogosfera me passa um pouco ao lado... de tempos a tempos, cá vou espreitando este espaço... Porque acredito no seu (no nosso)potencial, também quero participar! Ai...pois...os mandamentos! Ainda bem que podemos sempre fazer revisões lol! ;)

Enviar um comentário