[30/05/2008] • 3 comentários

Já que andamos nisto de relembrar..
http://www.youtube.com/watch?v=fxlNRnxG-ZY =)

[sexta-feira, maio 30, 2008] • 6 comentários

Alô!!

Bem, para hoje a pergunta é:

Ainda se lembram da vossa primária?
Então contem lá como era esse sitio onde tudo começou?
Que professor mais vos marcou pela positiva e pela negativa?!!
Já alguma vez lá voltaram? O que sentiram??

Descrevam esses sitios maravilhosos, que são as nossas escolas primárias!


E quanto ao desafio:


Amanhã é dia de ir ao parque!!!!! ehehe

Pois é, amanhã vão para um parque infantil... assim ao final da tarde... e peguem num mp3, num ipod... e ponham a tocar aquelas musicas que vos fazem relaxar... e desfrutem desse momento.. enquanto observam as crianças na brincadeira...e quando se sentirem prontos... vão para o baloiço... para o escorrega...e brinquem também!!


[29/05/2008] • 4 comentários



E acreditem que é verdade. Pude ver, com os meus próprios olhos, os espojos da "troca".

[quinta-feira, maio 29, 2008] • 0 comentários

lembro que quando entrei para o ciclo pedi ao pai Natal um jogo buéda fixe com que eu sonhava na altura. Foi o Operando =) pedi muito muito!! Mas o primeiro período na escola nova não correu muito bem, porque no meio das boas notas tirei um não satisfaz a ciências da natureza.. o que me comprometeu em receber o presente que queria... Mas sempre me convenci que o iria ter e acreditava nisso com todas as minhas forças, até porque acabei por ter um 3 a ciências. Mas como foi um 3 e não um 5 (o meu pai era exigente comigo), mesmo na véspera de Natal quando iamos a sair pra consoada o meu pai vira-se e diz-me com muito carinho : "olha verinha, tu não vais ter o jogo que pediste porque não tiveste um 5 a ciências. Tu sabes, devias ter estudado mais! agora paciência!" e eu com ar de forte virei-me pro meu pai e disse-lhe também com carinho :P :" eu sei papa. não faz mal!" mas acho que ninguém reparou que eu tinha um nó na garganta do tamanho de um hipópotamo de tanto fazer força pra não deixar cair nem uma lágrima... Mas como o pai Natal sempre foi meu amigo, quando cheguei a casa já depois da meia noite, corri pro meu sapatinho debaixo da chaminé e lá estava uma caixa que nem precisava desembrulhar para saber o que era. Só podia ser aquilo e fiquei tão emocionada que mais uma vez escondi as lágrimas desta vez de alegria. E enquanto o meu pai não se fartou de gastar $ em pilhas, não se jogava outra coisa lá em casa. Mais tarde foi esse o primeiro jogo que joguei com o meu irmão que acabou por arrancar o nariz ao boneco. Mas como o pai Natal continua a ser muito meu amigo, mais tarde ainda ofereceu esse jogo ao meu irmão... :)

[quinta-feira, maio 29, 2008] • 6 comentários

Ah pois é!! já estavam a desesperar!!
Era só para ver se tinham saudades e se estavam a gostar dos desafios e das perguntas!!


Bem, a pergunta para hoje é a seguinte:


Lembram-se dos vossos natais e momentos em que recebiam presentes???!!


Pois bem, hoje queremos saber qual o presente que mais vos marcou! e porquê?

Queremos que nos falem desses momentos memoráveis em que desembruralharam presentes... em que rasagaram papeis de embrulho... em que encontraram brinquedos, peluches e desafios que vos marcaram a infância e até mesmo a vossa vida de hoje e de amanhã....



Quanto ao desafio:


Bem, não consigo deixar de vos propor um desafio mais dinâmico... mais prático!!


Ainda se lembram dos joguinhos que faziamos quando eramos crianças?

Pois bem, amanhã arranjem um amigo e vão para o ar livre e voltem a jogar à macaca, ao elástico, ao berlinde, saltar à corda... e depois contem-nos como foi... e que outros jogos é que fizeram...e faziam no vosso tempo....


Ah, e experimentem chegar a casa dessa pessoa e dizer: Queres vir brincar comigo???



Vá lá, divirtam-se!!!!!!!!!

[quinta-feira, maio 29, 2008] • 0 comentários

já passa das seis e ainda não há novo desafio?

[quinta-feira, maio 29, 2008] • 4 comentários

Katarina, olha o que eu tenho aqui para ti:


Conheces os Coldfinger? Há poucos anos a Margarida Pinto (vocalista) lançou o seu álbum a solo e esta música faz parte dele. 23 segundinhos e que ela e a filhota recordam a música que embalou a tua infancia :)

Eu não me lembro de me cantarem músicas de embalar, mas lembro-me perfeitamente de estar de férias com a minha avó no Pedrogão e ela cantar-me a música d' "O mar enrola na areia". Uma música que fazia todo o sentido naquele contexto: vínhamos as duas de um passeio à beira mar, de apanhar conchas para decorar a sala da casa e a voz dela ainda ecoa nos meus ouvidos quando me lembro desses momentos.
As minhas memórias daqueles tempos passam obrigatoriamente pelo "Bocas" e pelo "Tom Sawyer", que via sagradamente todos os dias depois de almoço; passam pelo Super Mário a saltar de plataforma em plataforma e a salvar a princesa; passam pelas tardes em que as gémeas fingiam uma sesta enquanto o pai trabalhava afincadamente nos seus relógios; passam pela Rádio Banana (a rádio que não engana) e o Clube Amigos da Natureza - brincadeiras que nos divertiam tardes e tardes nos anos em que crescemos.

As malandrices também eram mais que muitas, mas a que mais trabalhos nos deu (desculpem falar no plural, mas é coisa de gémea, coisa de quem cresceu com outra pessoa sempre ao lado) foi a mania de encher sacos de plástico e, da janela do quarto, fazer pontaria às cabeças dos vizinhos que iam tirar os carros das garagens. As mães descobrem sempre tudo e é claro que fomos apanhadas. Mas a dona Manuela não conseguiu ser muito dura, acho que até se deve ter divertido só de pensar na brincadeira.

Uma infância muito longa e muito feliz! Continua com os desafios Fran, estou a adorar recordar.

[28/05/2008] • 1 comentários

contar aqui a última travessura que fiz? hihihi... como toda a gente sabe já lá vão dez anos que a Verita trabalha na Matilde Noca... e claro que em ambiente de boa camaradagem nunca faltam umas belas partidinhas.. hi.. a lídia anda-me sempre a picar pra brincadeira e depois sou sempre eu que sou apanhada pelo patrão claro, mas pronto.. já estou habituada e ele também :) ..então aqui à uns tempos andamos fins-de-semana seguidos em guerra aberta, ou em brincadeira aberta! Eu tenho horror a cobras mesmo as de plastico e então quase todos os dias a "pii.." da cobra me aparecia num sitio diferente da sala e fazia com que eu desse um gritinho! lol.. uma das vezes estava à minha espera mesmo no meio das escadas do restaurante cheio de clientes.. imaginem o filme.. não fui à cozinha enquanto a cobra não saiu dali. Posto isto eu tinha de pensar em qq coisa.. mas aquela gaja não tem medo de nada! Então olha cá vai disto.. he he uma mistelazinha dentro dos bolsos das calças, mangas do casaco de malha cosidas, as botas foram escondidas dentro do carro, e os puxadores do carro cheios de caramelo por dentro eheheh... claro que isto tudo feito a meias com uma colega que tem medo de aranhas =) mas como a dona lídia anda sempre à coca, e calculava que andavamos a aprontar, qd vinhamos a sair da cave onde estava o carro, levamos um banho de balde!!! lololol e claro que nao ficamos por aí! A Lídia levou um banho de magueira pelas costas... até que decidimos então fazer tréguas... de vez em quando ainda aparece um café ou outro com sabor a piripiri ou sal...
Em relação as reacções, claro que acabamos todos a rir à parva!!!

[quarta-feira, maio 28, 2008] • 0 comentários


era bem possível que aqui mostrasse ao mundo esta sua "travessura".
Tirar fotografias.
Para começar não está mal.
Abençoadas máquinas digitais!!!

[quarta-feira, maio 28, 2008] • 8 comentários

Bem, tal como anunciado....


A pergunta para hoje é:

Lembram-se da vossa infância certo??
Então qual foi a vossa maoir travessura???! Em publico ou em privado!!

Queremos saber assim um daqueles episódios caricatos da nossa infância! ehehe


Relativamente ao desafio:

Hoje irá ser um pouco diferente.... quero saber daquilo que ainda são capazes........ ou seja, o desafio é: no vosso local de trabalho, estudo, ou de lazer entre amigos, têm de pregar uma partida a alguém!! O objectivo é criar sorrisos nessas pessoas!!

Atenção: não tem de ser obrigatoriamente ao patrão pois não quero que sejam despedidos!!!


E depois partilhem aqui conosco para nos rirmos um pouco das figuras patetas que ainda somos capazes de fazer!!

[27/05/2008] • 9 comentários

Bem, hoje a pergunta que vos faço é a seguinte:

Quando eram crianças, qual era o vosso desenho animado preferido??? Porque razão gostavam tanto dele? Que episódio ainda está gravado na vossa mente?!
(dizem que antigamente é que era bom... mas eu cá não sei...)

Quanto ao desafio:

Vamos manter-nos nas artes, sim??.... =)
Então quem se lembra de picotar??!! hein?? e unir pontos??

O desafio é - picotar um desenho feito por vocês, ou então fazer pontos, e uni-los de seguida, de forma a obterem um objecto, um animal, o que bem entenderem... =)
e claro isto assim é fácil... por isso têm de o colorir a seguir!!


E já sabem... partilhem.... pois como crianças que somos... a inocência e simplicidade reinam em nós... entreguem com carinho a vossa obra prima a alguém.... seja conhecido ou até mesmo desconhecido!! e contém-nos como foi!!!


Ah, deixo uma sugestão: peguem num boné, e coloquem a pala para trás, arranjem um ganda chupa-chupa.... e saboreiem-no enquanto se divertem!!!!!



P.S.: não resisti... não consegui esperar até às seis da tarde... desculpem!! =)

[terça-feira, maio 27, 2008] • 3 comentários

Bem, é só para avisar que às seis da tarde, irei colocar um novo desafio e uma nova pergunta!!
E que será assim todos os dias... já sabem, temos encontro marcado às seis!!

E já agora como estão a ser essas aventuras em papel?! =)

[terça-feira, maio 27, 2008] • 8 comentários

Bem, apesar de já vir tarde não posso deixar de dar aqui o meu contributo no que diz respeito ao desafio da martinha....

Bem, (espero não fugir muito ao pedido, mas acho que até se enquadra) ultimamente com a procura de locais de acampamento para o MCE, acabei por ir conhecendo novos sítios.... e depois alguns amigos até foram passar um fim de semana a castanheira de pêra... e ficaram com o bichinho de voltar a acampar e coisas assim desse género... e até conhecer mais sítios giros... então o meu contributo é o seguinte...

Vejam http://www.praiasfluviais.com...

Lá encontrarão várias praias fluviais espalhadas pela zona centro... todas elas muito bem arranjadinhas!! e quem sabe, assim numa loucura até nos possamos encontrar por esses espaços... por mero acaso... ou até num plano daqueles tipo pão de forma que alguém à uns tempos falava!!!

Deixo só aqui um exemplo... que por acaso até é o spot escolhido para o Acampamento do MCE este ano!! eheh!!!



[terça-feira, maio 27, 2008] • 2 comentários

Cá estou ao fim de dias e dias sem aparecer! Estive sem computador quase duas semanas e o trabalho também tem sido muito, pelo que só agora posso responder ao desafio bem giro da Marta.


Pois bem, em Lisboa o difícil é escolher um ou outro espaço, entre tantos e tão bons que temos à disposição. Mas, sem dúvida, se querem passar um noite diferente não podem deixar de ir jantar ao Tapas Bar, mesmo em frente ao Hospital de Santa Marta (no Marquês de Pombal). Quem me conhece sabe que eu estou sempre a dar esta sugestão, mas se forem lá vão ver que tenho razão! Como o nome indica, é um bar de tapas, em que por 9,50€ podemos comer o que quisermos e repetir as vezes que nos apetecer e ainda temos direito à primeira bebida: cocktails óptimos e enormes, ou então o maravilhoso chá frio de jasmim e canela (é óptimo!!!). Um ambiente a meia luz, com um dj cheio de pinta a passar músicas giras, muitos puffs marroquinos e mesas redondas baixinhas. Não deixem de passar por lá e, quando quiserem combinar um jantar, eu estou livre ;)
Depois de jantar, é incontornável uma ida ao Bairro Alto (aquilo não anda lá muito famoso nos últimos tempos, mas vamos em grupo e tudo corre bem). Desde imperial a 1€ em copos maiores do que o costume no Lábios de Vinho (peçam sempre amendoins, que eles têm lá para dar), depois a melhor morangoska do mundo num bar que nunca me lembro o nome, mas se quiserem posso investigar, até à sangria num bar em que os pedidos são feitos à janela: A janela da Atalaia. E depois há um sítio mágico, que nos conquista logo pelo nome. Associação Loucos e Sonhadores! É um bar na Travessa do Conde de Soure, uma travessa discreta que faz esquina com a Rua da Rosa. Lá dentro há estantes cheias de livros que podemos ler e trocar, há recordações de viagens que o dono do bar fez pela vida fora. É como uma sala de estar que guarda as memórias de alguém.
E claro, as minhas festas preferidas! Todas as primeiras sextas-feiras do mês, o teatro da Comuna faz uma festa do melhor que há! Pessoas muito giras, música que nos obriga a dançar, cantar e dar gargalhadas até de manhã e um espaço completamente diferente. Uma dica: vão muito cedo (às 23h, no máximo) porque depois disso já ninguém entra. Há sempre uma fila gigante.
Espero que nos vamos encontrando por aí! Eu e a Marta ontem já começámos a pôr em prática esta ideia dos espaços de encontro e juntámos as nossas amigas num karaoke no Palpita-me (Bairro Alto). Aqui fica um presente para ti, Martinha! A prova de que a música até pode ser boa.





Em relação à estória que tenho de contar sobre alguém, ainda não é hoje que a actualizo. Tenho de me lembrar de alguma coisa engraçada.

Um beijinho a todos e até já *

[terça-feira, maio 27, 2008] • 6 comentários

E porque o Rafa e a Ana Isabel fazem anos hoje decidi escrever um post so para mandar mil beijinhos e desejar um dia muito feliz. Parabens!!!

[26/05/2008] • 8 comentários

Bem, só hoje de manhã é que li uma mensagem a dar-me esta boa nova!
Desculpem a demora, mas também tive de pensar em algo que fosse suficientemente interessante e motivador para todos os nossos queridos e assiduos leitores e comentadores!!
Como não consegui encontrar nada desse género..... A proposta para esta semana vai ser no minimo complexa... assim espero!!! =)

estão prontos?? Eu vou-me dedicar a isto de uma forma diária... espero que consigam acompanhar o ritmo!!

Então cá vai!!

Vou começar por contextualizar tudo isto.... Bem esta é uma semana muito "interessante" para mim... pois aproxima-se a passos largos a minha benção de finalista... será este sábado... e como tal o meu pensamento anda a vaguear pelo passado... e pelo futuro.... mas essencialmente o passado...
E como o culminar desta minha semana como animador será dia 1 de Junho.... Dia da criança.... o desafio é mesmo esse... uma semana inteira como crianças!!! a reviver o passado.. de crianças....

Como concretizar????

Todos os dias farei uma pergunta e um desafio!!

Todos os dias à noite terão uma pergunta e um desafio prático para concretizarem no dia seguinte... e depois espero as vossas elações relativameente ao que sentiram quando realizaram esse desafio... ou não!!!!! às tantas já nem são capazes!!! hihihi!!!! e claro respostas às perguntas....


Pois bem, a pergunta de hoje é:

Ainda se lembram de alguma estória de embalar que vos fosse contada quando eram crianças?? Qual era?

Se não se lembram perguntem aos papás!!!!


O desafio para amanhã é:

Vamos começar por um bem simples....
Ainda sabem fazer barcos de papel? E Chapéus? E aviões?

Experimentem fazer.... e depois já sabem... partilhem.... pois como crianças que somos... a inocência e simplicidade reinam em nós... entreguem com carinho a vossa obra prima a alguém.... seja conhecido ou até mesmo desconhecido!! e contém-nos como foi!



Atenção!!
Não tenham medo... deixem-se levar e contagiar... voltem a ser crianças... xuxar no dedo é brutal!!!!!!

[segunda-feira, maio 26, 2008] • 7 comentários

... vejam o video....

[25/05/2008] • 4 comentários

Meus amores... Fiquei sem acesso à Internet desde quarta-feira! :( E não me esqueci do portatil teresinha. Não tenho mesmo internet em Leiria! Impensável... Desculpem não ter movimentado o blog o resto da semana e agradeço a todos vocês que desempenharam muito bem o papel por mim! Foi uma semana cheia de trabalho, que não é desculpa, mas também não ajuda! Tive a minha benção em Coimbra este fim-de-semana e não me sobrou tempo para ir a um cyber café ou infiltrar-me em casa de alguém com internet. Mandei recado apenas (que triste:)! Prometo... se voltar outra vez a mim, desempenhar com mais assiduidade a função. Vou deixar-vos uma mensagem... uma música... um lema... uma paixão... um segredo... e passo a pasta ao nosso amigo Francisco Aguiar... Fran para os amigos*

Uma boa semana para todos...

Gostei de conhecer os vossos espaços, as vossas ideias... um pouco mais de vocês!!!

Aqui fica um miminho... espero que gostem!

Uma excelente música para encher de cor a vossa semana!***




Life Is Wonderful
Jason Mraz

[domingo, maio 25, 2008] • 5 comentários

e, como prometido, aqui os deixo:

-São Pedro de Alcântara (uma das melhores vistas de Lisboa, sem dúvida; não tem parque infantil mas tem escadas e a Maria gosta de subir e descer... eu, quase que também!);
-Príncipe Real (o meu preferido e a Maria também não desgosta: há sempre um café/imperial para o pai e um gelado para a pikena, ali mesmo à mão);
-Estrela (o parque infantil tem umas formas estranhas e o chão é de uma pequena brita irritante);
-Monsanto (tem o maior parque infantil que conheço e o ar puro recomenda-se);
-Quinta Conchas (em pleno Lumiar, óptimo para toda a família passear, correr, lanchar... e tem uns escorregas que a Maria adora).
-E o inevitável Campo dos Mártires da Pátria. Inevitável porque por lá passamos todos os dias (é mesmo ao lado das escolas da família; quer-se dizer, da creche da Maria e da Faculdade da Ana), não à procura de baloiços, que os não há, mas dos patos, galinhas e afins. O principal afim é um pavão que quando está vaidoso ainda o parece mais. A Maria gosta de lá passar para dar pão aos bichos e porque por lá se vendem gelados...
Pois, até eu já como gelados todos os dias. Em contrapartida baixei na cerveja e abandonei por completo os cigarros...

[domingo, maio 25, 2008] • 4 comentários

Agora é a minha vez de ser totalmente chata e abusar do efeito mosca! Andar sempre em cima dos meus amigos para terem uma voz activa.

Causas Superiores no ensino universitário! Caminha comigo para que possamos fazer do PUMAP uma grande causa superior no nosso mundo!

Porque não custa nada!
Porque demora ainda menos!
Porque ficas a conhecer um projecto!
Porque conto contigo :)!

(desculpem estas mensagens meio políticas.... Eu não nasci para isto!)

Eu consigo ver quem votou! E continuo a apelar ao voto até todas as pessoas do Cenaculo, amigos, familiares, ... votarem!

I'm watching youuuuu :DD

[24/05/2008] • 3 comentários

Ainda não fiz o texto sobre os novos espaços que vou percorrendo...
(Desculpa Marta...)
Mas, já agora, deixo aqui a informação de um novo espaço, para mim, onde estarei na noite de amanhã.
Quinta de São Payo
Alguma coisa, apareçam. Nã. Era preciso inscrição.
Será o Baile de Gala da minha gaijita e eu vou, armado em ganda dançarino!!!
ehehehehe
Já me dóiem as tíbias e o tarsos, ou lá o que isso é....

[23/05/2008] • 8 comentários

Este é um exemplo de uma caldeira biomassa.
O combustível destas caldeiras são, restos de cana de açucar, restos de casca de pinhão, restos de lenha, cascos, etc, e para quem não tem acesso a essas coisas pode comprar um saco de 15kg de pelets (que não são mais do que restos destes materiais prensados em granulados) por 3.70€ +iva, ou 1Ton por 170€+iva, em que 1Ton dá para um mês, a funcionar como aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias(AQS).

[sexta-feira, maio 23, 2008] • 0 comentários

Em resposta ao post do Rafa... em minha casa tenho um eco ponto doméstico, como acho que toda a gente deveria ter.. apesar de me enganar algumas vezes(quase sempre), (ok sempre),quando vou ao eco ponto grande troco o que é do amarelo com o que é do azul! Ainda não consegui perceber. Mas na tuvisão dizem que não há problema..! apesar de eu ficar muito chateada. Se o Gervásio consegue porque é que eu não consigo?
Depois cá em casa temos outras medidas de poupança, como por exemplo, enquanto estamos à espera que a água do chuveiro venha quente, enche-se um balde para depois utilizar essa água para a sanita, evitando assim algumas descargas do tó.. o toclismo!lol. No quintal, há sempre um bidão (ou bidon) por baixo de uma caleira para aproveitar a água da chuva para a rega.
Não deixamos as televisões em standbye, porque até a luzinha vermelha gasta energia por muito pouca que seja. E só não se poupa mais o ambiente porque ainda não há guita para comprar uns painéis solares e uma caldeira biomassa, que além de ajudarem a poupar o ambiente, ainda nos oferecem uma melhor performance do que os aparelhos que por aí se usam a gasóleo e etc...

Claro que todas as medidas ecológicas são importantes, porque sim, porque meio ambiente há só um, este e mais nenhum!

Para mais informações sobre sistemas de aquecimento ecológicos podem contactar-me :)

[sexta-feira, maio 23, 2008] • 5 comentários

..porque é que ninguém comenta nem há novos posts?
Eu sei que vocês vêm aqui espreitar por isso é só uma questão de preguiça. Vá lá, toca a sacudir essa preguiça! Com mais força! Se não a sacudirem com força ela continua aninhada a vocês bem quentinha e confortavel.
Ahh não me digam que são os exames, porque nenhum de vocês têm um exame de patologia que são só as doenças todas que existem adicionando todos os tumor que há e voilá - um desespero!
O problema é que a Ritinha não conta outra história e a Marta não puxa por isto; e eu aqui cheia de vontade de comentar os vossos sítios de eleição para passar as horas livre sem vos poder dizer os meus.
Têm dois dias e meio até a Marta passar o testemunho... toca a mexer!! Toca a arrebitar o blog!!

[21/05/2008] • 3 comentários

Pois... devo dizer que por Leiria as opções não são muitas... ou melhor, continuam a ser as mesmas! Os anos passam e mantemo-nos fiéis aos espaços que outrora nos acolheram tão bem e em momentos tão especias de uma ou de outra forma! =)
Estou a falar evidentemente da Praça e do Praça café que para "nós" se tornou espaço de eleição ao fds! Não tem nada de extraordinário, apenas uma boémia fantásctica e um atendimento super cool! Por outro lado, o facto de estarmos sempre por lá deixa aquele "sabor" a monotonia... precisamos de novos espaços e de sugestões... nunca mais chega o Verão para podermos estar tranquilamente numa esplanada na praia, sempre se mudam os ares!
De qualquer forma fica já o convite, esta sexta o ponto de encontro é na Praça, provavelmente no Praça café onde espero encontrar e esbarrar-me com algumas pessoas deste Cenaculum.... receber e entregar algumas fitas são pontos de agenda essenciais! =)

Já em termos culturais nada tenho a propor, assim de repente não me lembro de nada... ando muito fraquinha é verdade! Cinema e mesmo assim... uma vez de vez em quando! :p

Ai vida triste esta de ser adulta e com tanta responsabilidade, hhehehe

Beijinhos e até sexta! =)

[20/05/2008] • 1 comentários

E agora eu pergunto..porque gostava de saber, e porque gostava que toda a gente reflectisse um pouco sobre o assunto...
- Qual a medida ecológica que consideram mais importante e aplicam em vossas casas? Porquê?

gostava de saber o que costumam fazer nas vossas casa, em termos de luz, águas, energias, tudo...e porquê...será que fazem alguma coisa coisa? qual o motivo de o fazerem e porque acham que é importante?

aquele abraço

ps- amanha passarei a responder ao desafio da Martinha :) ...acho que vou gostar de pensar um pouco no assunto :)

[terça-feira, maio 20, 2008] • 1 comentários




Passamos por verdadeiros Diamantes sem dar por eles….há oportunidades que não podemos perder…

Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer. Um sujeito entra na estação do metro, vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, na hora de ponta matinal. Durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.

Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas, num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes Bell tinha tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.
A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, telemovel no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino.

A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.


Conclusão: 
Estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de marca.







[19/05/2008] • 5 comentários

Olá a todos! ;)


Para esta semana tenho um desafio geral e outros mais "pequenicos".

A fatia grande do bolo é baseada num conceito de "Agenda Comunitária". Não nos vemos muitas vezes, infelizmente, porque todos fomos para cidades, cursos, trabalhos diferentes.

Mas não pode ser!

Quero juntar-Nos...! :)

A minha proposta é "esbarrarmo-nos" de propósito uns com os outros.
Eu neste momento estou a estagiar em Lisboa, mais propriamente no Rossio, e por exemplo às quartas-feiras costumo ir sempre a um bar no bairro alto - Palpita-me Bar - onde encontro um ambiente sossegado com música ao vivo. Adoraria um dia encontrar lá algum de vocês!
O objectivo é este. Contem-nos as histórias dos espaços que frequentam, espaços novos, bibliotecas, jardins, restaurantes, lojas, museus, peças de teatro, concertos a que vão... com antecedência, quem sabe não nos surpreendemos e sem antecedência temos a oportunidade de conhecer espaços comuns.

Que me dizem?

Agenda Cenáculo:
Vamos lá encher as linhas e entrelinhas de cultura, diversão e...
Magia... aquela que sempre nos marcou*

[18/05/2008] • 7 comentários

[domingo, maio 18, 2008] • 4 comentários

Parece que é ao domingo que se nomeia o novo animador, não é? Mas antes quero agradecer à malta que participou e se esforçou para resolver os enigmas propostos, e aproveitar para confirmar os resultados dos últimos dois. Agora não me lembro dos valores, mas sei que estão certos!! =P
Desculpem ter sido assim uma coisa um bocado à pressão, mas foi o que se arranjou. Melhor que isto só uns carapaus à espanhola.. hihi!
Só tenho pena que nem toda a gente tenha vida para participar mais, porque todos os dias quando ligo a net a primeira coisa a fazer é ver se há novidades no cenáculo. Já começa a ser um vício! Saudável!

E esta semana a pasta de animador vai PAaaara (como o Joaquim Monchique fazia.lol) :

A Marta*

E não valem desculpas como :"ah! E tal não tenho tempo..." hihihi
Beijos e abraços e muitos palhaços

[15/05/2008] • 6 comentários


Foi um livro que li vezes sem conta porque adorava a história. Chama-se "Os Desastres de Sofia" e conta a história de uma menina de 4 anos chamada Sofia filha de uma condessa na altura do séc. IX creio eu. Cada capítulo do livro conta um dos imensos disparates que ela faz, juntamente com o primo de 5 anos. Lembro-me que o primeiro capítulo é sobre aquela vez que a Sofia decidiu rapar as sobrancelhas... lol! O interessante, é que esta menina faz os disparates e depois arrepende-se, pede muitas desculpas à sua mamã mas no dia a seguir já está a fazer outro disparate. Mas é muito humilde e diz sempre a verdade :)
É um livro super divertido e narrado por ela própria. Foi delicioso ler aquele livro.
A história que mais me marcou e que nunca mais esqueci, foi uma história que o meu pai me leu da colecção da formiguinha "Os fósforos de oiro".

[quinta-feira, maio 15, 2008] • 3 comentários


Mais um dia, mais um enigma.

Desta vez foi um mendigo que entrou numa igreja e pediu a um santo :"Santo, se me duplicares o dinheiro que tenho no bolso, dou-te 0.50€." O mendigo põe a mão ao bolso e tcharan.... Dinheiro duplicado. E deixa 0.50€ ao santo.


O mendigo segui o seu caminho até que viu outra igreja. Entrou e dirigiu-se ao santo, e disse-lhe :" Santo, se me duplicares o dinheiro que tenho no bolso, dou-te 0.50€." O mendigo põe a mão ao bolso e tcharan.... Dinheiro duplicado. E deixa 0.50€ ao santo.


Mais uma caminhada e o mendigo encontra outra igreja. Entrou, dirigiu-se ao santo e fez o mesmo pedido que aos outros :"Santo, se me duplicares o dinheiro que tenho no bolso, dou-te 0.50€." E assim que meteu a mão no bolso, o dinheiro estava duplicado e deixou 0.50€ ao santo. Contudo, quando reparou estava sem dinheiro nenhum!!!!


Pergunta: Quanto dinheiro é que o mendigo tinha no inicio? ih ih ih ih

Pista: Não usem a cabeça! lol


Isto já me faz lembrar as histórias da colecção formiguinha que foram os primeiros 60 livrinhos que li :)


Já agora qual a história da vossa infância que mais vos marcou e qual o primeiro livro que leram?


[14/05/2008] • 1 comentários



ehehehehehehehehehehehhe

[quarta-feira, maio 14, 2008] • 7 comentários

Olá amiguinhos!
Como prece que gostaram do enigma anterior, cá estou eu com mais um. Mas este é mais fácil :) espero!
Como sabem a vida anda a custar a todos e há por aí muita gente que recorre a meios menos ortodoxos para poderem ter uma piquena fortuna.
É o caso dos quatro ladrões de que vos vou falar.
Era uma vez... um ladrão que decidiu ir assaltar um banco nas ilhas Caimão onde estavam guardadas algumas barras de oiro. Quando o ladrão chegou lá viu que não conseguia trazer as barras todas e então trouxe metade das barras mais uma barra e foi-se embora.
No outro dia o banco foi novamente assaltado por outro ladrão que só levou metade das barras que lá estavam mais uma. Achou que não precisava de mais!
No outro dia a seguir, como já toda a gente sabia que aquilo era fácil de assaltar, foi lá outro ladrão que também levou só metade as barras mais uma barra.
O último ladrão quando chegou lá no outro dia, já ia tarde, pois já não estava lá barra de oiro nenhuma!!!
Pergunta: Quantas barras de oiro eram no início?
E qual a moral desta história???

[13/05/2008] • 13 comentários

Hoje é um dia muito chato para lançar um desafio a sério, pois estou com aulas e com muito trabalho para fazer. Mas como eu não quero que os vossos cérebros deixem de pensar vou aqui deixar um problema para resolverem e assim treinar o vosso raciocínio mental.. ou não!
Mas sinceramente ficarei muito contente se o conseguirem resolver.
Cá vai...

Era uma vez... um senhor que estava com falta de fruta em casa e como o preço dos bens estão cada vez mais inflaccionados ele lembrou-se de ir roubar laranjas, o maroto!
Então foi a uma quinta e roubo o quê?
Laranjas!
Quando vinha embora foi apanhado por um polícia que lhe disse : "Deixo-te ir embora se me deres metade das tuas laranjas mais meia laranja sem partir a laranja." E o homem assim fez.
Mais à frente, azar do caneco, encontrou outro polícia que lhe disse :" Deixo-te ir embora se me deres metade das tuas laranjas mais meia laranja sem partir a laranja." E mais uma vez ele fez o que o polícia pediu.
Já à saída da quinta, estava-lhe o dia a correr bem, o que é que sucede? Encontra outro polícia que lhe diz : " Deixo-te ir embora se me deres metade das tuas laranjas mais meia laranja sem partir a laranja." O desgraçado assim fez e quando chegou a casa só tinha uma laranja!!!!

Pergunta: Quantas laranjas é que ele roubo inicialmente?

E já agora qual é a moral da história? E se isto fosse uma fábula ou qualquer coisa do género, que analogia é que se podia fazer com a realidade? :P

P.S. lembrem-se que não podem partir as laranjas ao meio.

[12/05/2008] • 6 comentários

E pronto já está... Afinal não é assim tão dificil.
Foi uma semana de polítiquices para NOS pôr a pensar.

A escolha do próximo animador é super difícil, não conheço quase ninguém pelos nomes, por isso olhando para a lista não sei quem já foi... No entanto saltou um nome, que tem aparecido pouco por aqui, mas se calhar como eu, passa para dar uma vista de olhos... MARCINHA, agora é a tua vez.

Marcinha... Sorrisos!

Talvez seja melhor alguém lhe dizer, não tenho o contacto.

[08/05/2008] • 8 comentários

Parece que posso lançar mais uma 'polítiquice' que o desafio anterior já foi atingido... Já todos fomos ler umas coisitas sobre o 25 de Abril, já pensámos sobre política, já reflectimos sobre o nosso papel na política... E olhem que eu não percebo nada disto, mas quando insultam os jovens eu fico triste...

Segundo a pesquisa que fiz as respostas correctas são:
1 - 27 países
2 - Ramalho Eanes
3 - sim, o PS tem a maioria.

A questão que gostava de vos lançar agora é sobre a LIBERDADE. embalados pelo 25 de Abril... Será que foi esta a liberdade que os Capitães de Abril sonharam para as gerações seguintes? Foi por isto que eles lutaram? Será que não estamos a 'esticar' demasiado o conceito? Não confundimos liberdade com libertinagem?
'Bora lá falar sobre LIBERDADE...

[quinta-feira, maio 08, 2008] • 3 comentários


[07/05/2008] • 10 comentários

Porque tenho apreço pela actividade política partilho este pequeno segredo...
Nenhum valor humano pode crescer nem transmitir-se sem contágio. O contágio é uma maneira de ser, uma evidência, como a dos pais que acompanham o filho desde o seu desper­tar para a vida. O agente de contágio é aquele que sabe ver tanto os horrores do mundo como as suas maravilhas, que não tolera os horrores e procura soluções para os atenuar. É alguém que, através da acção, consegue fazer-se ouvir.
O político, tecnicamente competente, bem pode intervir a favor da «igualdade de oportunidades», da «luta contra a miséria», do «esforço concertado contra o desemprego», mas se, enquanto fala, só estiver a pensar na partida de golfe que tem marcada para o dia seguinte, não será ouvido. Os argu­mentos são necessários para convencer. Mas os actos são-no ainda mais.

in Abbé Pierre, Testamento

[05/05/2008] • 11 comentários

O 1º Presidente da República Portuguesa após o Golpe de Estado a 25 de Abril de 1974, foi António Sebastião Ribeiro de Spínola, mais conhecido por Marechal Spínola.

A União Europeia tem actualmente 27 países membros, com 3 países candidatos (Turquia; Antiga República Jugoslava da Macedónia e e Croácia).
Restam 19 países!

Relativamente à 3ª questão, sim, o PS dispõe de uma maioria absoluta no Parlamento...

:) finito

[segunda-feira, maio 05, 2008] • 0 comentários

que o primeiro presidente da República após o 25 de Abril foi o general Spínola, aquele que até tinha um óculo... penso que já morreu à uns anitos o senhor. Mas lembro-me de que toda a gente gostava dele!!!
O número de estados membros da União Europeia, já vão para aí em vinte e tal... 27 creio eu! lol com a entrada dos países todos do leste isto até é uma festa, agora a Turquia também quer vir... O pessoal da Suiça é que é esperto, deixam-se estar lá sossegaditos e não se metem em confusões. Estou a brincar.. eles têm é a mania que são diferentes!
Em relação à última pergunta.. Se o PS tem maioria absoluta no parlamento? Eu aqui à dias nem sabia em que lugar é que o Sporting estava. Isso o que interessa é que haja lugares sentados pra todos, pra poderem decidir o futuro do país confortavelmente.
Desculpem a brincadeira, mas realmente eu não percebo nada de política!!!!

[segunda-feira, maio 05, 2008] • 6 comentários

Pensei hoje, todo o dia, sobre o desafio e… não é fácil!...relembrei os desafios anteriores, pensei no que gostei e não gostei e vou propor-vos uma coisa diferente. Não conheço a maioria das pessoas que participam no Cenáculum, talvez de vista mas os nomes não me dizem quase nada (o que não vai facilitar a tarefa da escolha do próximo animador…), por isso não me sinto à vontade para perguntar coisas da vossa vida.
Então decidi olhar para os jornais e ver o que se tem discutido. Salta à vista uma grande discussão “Ignorância política dos jovens”, depois do discurso do Presidente da Republica nas comemorações do 25 de Abril no Parlamento. Os estudos apresentados não são muito favoráveis às camadas mais jovens (e sugiro uma leitura pelo discurso oficial www.presidencia.pt), Cavaco Silva afirma que encontrou, nas suas visitas pelo país, muitos “jovens empreendedores e dinâmicos que ousam projectos de risco, (…) contactou uma nova geração que se dedica a acções de voluntariado e que demonstra um comovente espírito de entrega ao serviço dos outros” MAS também sente que “não se tem conseguido mobilizar os jovens para um envolvimento mais activo e participante na vida política”.
Todo este discurso assenta num estudo com três questões:

1 – Qual o número de Estados da União Europeia?
2 – Quem foi o primeiro Presidente da República eleito após o 25 de Abril?
3 – O PS dispõe de uma maioria absoluta no Parlamento?


E metade dos jovens entre os 15 e os 19 anos e um terço dos jovens entre os 18 e os 19 anos não foram sequer capazes de responder correctamente a uma única das três perguntas.

E nós sabemos responder? Vamos lá experimentar… este é o 1º desafio.

[segunda-feira, maio 05, 2008] • 3 comentários

Olá, olá! E pronto, chegou a vez de ser outro a propor desafios. Como não apareceram voluntários, vou ter que arranjar algum à força. Antes, apenas dizer obrigado a todos os que foram passando por aqui durante a semana passada! Vokltem sempre!

Então, a pasta agora vai para alguém que também não tem andado muito por estas bandas... mas eu vou mandar uma mensagem a avisá-la! Soninha, a «Libelinha».

[02/05/2008] • 10 comentários

Pois não. É verdade. Não tenho nem mesa nem mesinha de cabeceira. Problemas de espaço, por um lado. Por outro, porque não é fácil gerir uma mobília de quarto com seis estilos diferentes... -assim muito de repente! E mais uma mesinha de cabeceira seria mais um estilo. Existe uma, mas está dedicada, em exclusivo à mulher cá de casa. E eu nem espreito. Porque se as malas/carteiras, como se diz, são autênticos centros comerciais, então as mesinhas de cabeceira, parecem o Dubai (ehehehe): -basta confirmar com o que a população feminina que escreve neste blogue foi dizendo que lá tinha!!!

De qualquer modo, há uma pequena estante (que decidi comprar para que a Ana aí juntasse os livros que andava a estudar em cada altura em vez de os espalhar pela casa...) da qual me sirvo para colocar o telemóvel todas as noites com o despertador activado. Mas está aos pés da cama. E pronto. Nâo leio antes de me deitar. Quer dizer, leio. Mas leio noutros sítios que não no quarto.

E por falar nisso, neste momeento ando a ler sabem o quê? -D. Quixote! -E sabem aonde? -Aí mesmo, na casa de banho!!! Continuo com este hábito universalmente reconhecido e partilhado...

Ainda não encontrei no mercado nacional, mas sou um potencial cliente...

[sexta-feira, maio 02, 2008] • 0 comentários

O livro que pousa é o " Diário das minhas viagens - Angelina Jolie - Visitas humanitárias em África, no Camboja,Paquistão e Equador " e tem dado gosto e desgoto ao ler. Angelina Jolie é embaixadora da boa vontade para o Alto-Comissariado das Nações unidas para os Refugiados e conta, neste livro, tudo o que foi vendo e ouvindo nas suas viagens, o que nem sempre é bonito de se ler mas tem grande importância para mim ver a realidade do mundo. África é contada aqui como gente que maltrata e gente que foge em busca de uma vida melhor. Relatam-se vidas de crianças, fome, feridos, grávidas, familias perdidas, sede, medo, vida nova e sorrisos - é verdade que ela fala muitas vezes em como as pessoas ainda conseguem sorrir. O livro gera uma certa revolta mas trás uma visão de como se vive nos campos de refugiados e pessoalmente é um recolher de informação de um local para onde eu gostaria de ir um dia trabalhar.
Há um candeeiro e uma bolinha de roma com neve, aquelas dos souvenirs, que me dá prazer abanar e tentar meter toda a neve dentro do coliseu.
Uma mola para o cabelo, um antibiótico para os olhos e uma ou duas bugigangas. O telemovél faz de despertador porque não aguento os tic tacs dos relógios e nunca pensei comprar um daqueles electronicos - rádio não se ouve de manhã porque começar o dia com rádio checa não é do melhor.
Há ainda uma foto muito especial que me dá um enorme sorriso ao olhá-la - eu e a minha cara metade num dia de sol em karlovy vary (uma cidade termal checa muito bonita).

[01/05/2008] • 14 comentários

Outra coisa que muito me tem feito pensar é a palavra "Especismo".

Wikipedia:
O especismo é uma discriminação muito arraigada culturalmente e não tão reconhecida socialmente. Baseia-se na diferença de espécie. De modo similar ao sexismo ou ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses [1], qualquer que seja a espécie, os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses.

Foi o Vasco de Taizé a primeira pessoa que me falou nesta palavra.
Mais tarde li o seguinte na "Insustentável Leveza do Ser", de Kundera:

"Logo no começo do Génesis, está escrito que Deus criou o homem para que ele reinasse sobre os pássaros, os peixes e o gado. É claro que o Génesis é obra do homem e não do cavalo. Ninguém pode ter a certeza absoluta que Deus realmente queria que o homem reinasse sobre todas as outras criaturas. O mais provável é que o homem tenha inventado Deus para santificar o seu poder sobre a vaca e o cavalo, poder esse que ele usurpara. Sim, porque, na verdade, o direito de matar um veado ou uma vaca é a única coisa que a humanidade, no seu conjunto, nunca contestou, mesmo durante as guerras mais sangrentas."

(aqui penso que Kundera falha por atribuir o conjunto da humanidade principalmente à cultura ocidental, esquecendo-se de budistas ou hindus, por exemplo.)

"Tereza (...) pensa que a humanidade é um parasita da vaca, tal como a ténia é um parasita do homem: está presa às suas tetas como uma sanguessuga. O homem é um parasita da vaca - seria certamente a definição que a zoologia de um não-homem daria do homem."

"A verdadeira bondade do homem só pode manifestar-se em toda a sua pureza e em toda a sua liberdade com aqueles que não representam força nenhuma. O verdadeiro teste moral (o teste mais radical, aquele que por se situar a um nível tão profundo nos escapa ao olhar) são as suas relações com quem se encontra à sua mercê: isto é, os animais. E foi aí que se deu o maior fracasso do homem, o desaire fundamental que está na origem de todos os outros."

O que mais me perturba é, sem dúvida, o paralelismo com o racismo. Durante séculos ninguém contestou (os europeus) a validade desta relação. E agora é para nós algo absolutamente atroz.
Mas se o fazemos em relação aos animais, que reacção temos nós?
Não tenho grande prática de relacionamento com os animais, é verdade. Nunca soube muito bem como lidar com os cães ou os gatos na rua. E confesso que já tive vontade de dar pontapés aos pombos. Porque sei que nunca consigo acertar-lhes. Mas estou a aprender a dizer-lhes olá e a todos os outros animais que vão aparecendo, incluindo insectos... :)

Não sou vegetariana, mas praticamente não tenho comido carne. Mas como peixe, ovos e leite... Ainda não estou segura, mas deixar de os comer é uma hipótese que coloco.

Não sei como terminar isto. Fim.