Hoje é um dia muito chato para lançar um desafio a sério, pois estou com aulas e com muito trabalho para fazer. Mas como eu não quero que os vossos cérebros deixem de pensar vou aqui deixar um problema para resolverem e assim treinar o vosso raciocínio mental.. ou não!
Mas sinceramente ficarei muito contente se o conseguirem resolver.
Cá vai...
Era uma vez... um senhor que estava com falta de fruta em casa e como o preço dos bens estão cada vez mais inflaccionados ele lembrou-se de ir roubar laranjas, o maroto!
Então foi a uma quinta e roubo o quê?
Laranjas!
Quando vinha embora foi apanhado por um polícia que lhe disse : "Deixo-te ir embora se me deres metade das tuas laranjas mais meia laranja sem partir a laranja." E o homem assim fez.
Mais à frente, azar do caneco, encontrou outro polícia que lhe disse :" Deixo-te ir embora se me deres metade das tuas laranjas mais meia laranja sem partir a laranja." E mais uma vez ele fez o que o polícia pediu.
Já à saída da quinta, estava-lhe o dia a correr bem, o que é que sucede? Encontra outro polícia que lhe diz : " Deixo-te ir embora se me deres metade das tuas laranjas mais meia laranja sem partir a laranja." O desgraçado assim fez e quando chegou a casa só tinha uma laranja!!!!
Pergunta: Quantas laranjas é que ele roubo inicialmente?
E já agora qual é a moral da história? E se isto fosse uma fábula ou qualquer coisa do género, que analogia é que se podia fazer com a realidade? :P
P.S. lembrem-se que não podem partir as laranjas ao meio.
13
comentários
[13/05/2008]
•
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
De lembrar que tenho mais probleminhas destes para propor. Portanto, cabecinhas a pensar, vá lá!
32 ???
eu acho que é 22...
porque ele da 11 ao primeiro e como o gajo quer meia laranja, e tu nao podes cortar ao meio das lhe uma inteira...
ficaste com 10
das 5 e dps das mais uma ... ficas com 4
ao ultimo das 2 e dps mais uma... e ficas com uma
concordo com a marta... se elas ja tiverem cortadas n tens de cortar, acho que é uma perspectiva mais correcta que a minha :)
Acho que uma moral para a minha historia, "no final de contas... é sempre o preto que se lixa(isto num bom e expressivo português soava melhor)..."
Estes desafios têm sempre pormenores que nos escapam! Pus o pessoal todo no meu atelier a puxar pela cabeça. E a teoria final é:
Ele roubou inicialmente 15, porque se dermos metade seria 7 laranjas e meia, mais meia são oito e não se parte nenhuma! 15 menos as 8 ficam sete.
Econtra o outro polícia e sucede o mesmo. Metade de 7 é 3,5 mais meio dá quatro, ou seja ficam com 3 laranjas e mais uma vez não se parte nenhuma!
Na última vez já só tem 3, metade é um e meio mais meio dá dois, ou seja fica com uma laranja!
É assim não é?
Conseguimo-nos conhecer melhor entre colegas de trabalho... excelente!!
P.s. As minhas desculpas por não ter postado ultimamente.
A marta tem imensa lógica!
Marta tu és linda :) Acertaste!
É claro que tinha de ser um número ìmpar, o pensamento começa por aí, porque as laranjas não estão cortadas lol!
Ai que bom, estou tão orgulhosa!!!
Rafa, desculpa, mas não acertaste em nenhum palpite. depois quero saber a lógica dos teus números!
Gostaram?
Querem mais?
Então não percam o próximo problema... porque nós também não! lol
Brevemente num pc perto de si!
E Marta estou a adorar conseguir ser animadora do blogue e ao mesmo tempo de ti e dos teus colegas! Fantástico!!! :)))
uma laranja trálálá
duas laranjas trálálá
três laranjas trálálá
quatro laranjas trálálá
etc...trálálá
MaRTA,por acaso trabalhas num atelier de arquitectura?
Não pensem que saiu só da minha cabeça! Não saiu mesmo... saiu de muitas em conjunto. Digo-vos que a primeira coisa que quase todos dissémos quando li o desafio foi.. "não podem ser números ímpares"! E era mesmo aí que estava a solução...
Queremos mais Verita!!
E não abílio..:) é mesmo um atelier de publicidade, às vezes armamo-nos em arquitectos, nas maquetes, mas deixa-me dizer-te... nem sempre corre lá muito bem!
tao zef??? falar em matemática...nem parece que "NHECAS NHECAS NHECAS GANHEI UM PORTÁTIL...", lol...mas eu acho que a moral da história é que os policias são uns corruptos (alguns/muitos) até com uma pekena laranja...:)
Enviar um comentário